PREFEITURA DE ITAPEVI PROSEGUE COM PROJETO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL

Criana_No_Trabalha_2“Criança Não Trabalha” desenvolveu atividades em mais duas escolas municipais

Mais duas escolas da rede municipal de ensino de Itapevi encerraram oficialmente as atividades do projeto “Criança Não Trabalha”, desenvolvido pela Prefeitura com o objetivo de conscientizar alunos e familiares quanto à exploração da mão de obra infantil. Durante cerca de um mês, os estudantes da CEMEB Dona Maria Roncagli Michelotti e E.M. Fonte do Saber, ambas no Jardim Vitápolis, aprenderam em sala de aula que as palavras “criança” e “trabalho” definitivamente não combinam.

Um grande evento realizado no CEMEB Michelotti serviu para que cada turma demonstrasse à comunidade, em diversas apresentações e linguagens, que lugar de criança é na escola. Como não poderia deixar de ser, o catavento, símbolo do projeto, podia ser visto nas mãos de cada criança presente. “Um dos pontos principais, além da conscientização de toda a comunidade, é passar às nossas crianças estes direitos de forma adequada e segura”, comentou a diretora da E.M. Fonte do Saber, Zádia Carmem de Lira Corrêa.

Teatro de fantoche, música, brincadeiras interativas e outras formas de abordar o tema foram utilizadas pelas duas escolas. As apresentações contaram com a presença do vereador Silas Pinheiro, que pôde assistir, por exemplo, à “Orquestra dos Bichos”, com máscaras e coreografias elaboradas pelos próprios alunos, e ao teatro de fantoches que explicou sobre o ECA, o famoso Estatuto da Criança e do Adolescente, lei instituída em 1990.

Criana_No_Trabalha_1Desde que foi iniciado em Itapevi, o projeto “Criança Não Trabalha” já percorreu mais de 10 unidades escolares, demonstrando o compromisso do governo da prefeita Dra. Ruth Banholzer em combater o trabalho infantil. “Nosso objetivo é atingir mais bairros e mais escolas da cidade com projetos como este, conscientizando, educando e garantindo os direitos da criança a uma infância plena, para que no futuro sejam adultos responsáveis e bem preparados”, afirma Dra. Ruth.

Atualmente, somente por meio do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), que serve de embasamento ao projeto desenvolvido nas escolas, o município atende 189 crianças, nos quatro CRAS existentes na cidade.

A partir da próxima semana, as atividades do “Criança Não Trabalha” serão iniciadas na Cohab, mais especificamente nos CEMEBs Bemvindo Moreira Nery e Maria Clara Machado. A expectativa da Prefeitura é de que, até o final do ano, o projeto percorra 16 unidades escolares, conscientizando mais de 15 mil alunos.

Relacionados