Prefeitura de Itapevi promove série de palestras durante Semana de Enfermagem

Semana_EnfermagemEm decorrência ao Dia do Enfermeiro, comemorado oficialmente no último sábado (12), a Prefeitura de Itapevi promoveu dois dias dedicados a debater as questões relacionadas ao trabalho cotidiano dos profissionais da área.

De acordo com a Secretaria de Higiene e Saúde, cerca de 70 pessoas, entre enfermeiros, auxiliares, técnicos de enfermagem e estudantes participaram da série de palestras realizadas por alguns dos mais competentes profissionais da área na região.

Na terça-feira (15), abrindo a Semana de Enfermagem 2012 de Itapevi, a enfermeira Daniela Ferreira falou sobre as técnicas de abordagem em paradas cardiorrespiratórias. Em seguida, o público presente pôde assistir à palestra de Marta Inêz Santos, enfermeira do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura, que abordou o tema Tuberculose e Vacinação. Em seguida, o farmacêutico Henrique Lacerda Santos ministrou sobre especificação e validade da prescrição médica.

Na quarta-feira (16), novas palestras foram oferecidas. Sirlei Mazzei, médica veterinária do Departamento de Vigilância Epidemiológica, falou sobre Hanseníase, uma das doenças mais antigas na história da medicina, causada por um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, podendo afetar também outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Cátia Costacurta Pasanise, também veterinária da V.E., explicou sobre atendimento antirrábico. Encerrando as atividades da Semana de Enfermagem de Itapevi 2012, a nutricionista Mariana Santos Barreto falou sobre o processo de desnutrição energético-protéica.


Capacitação

Profissionais de Enfermagem lotados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde da Família (USF) participaram de uma reciclagem profissional, mantida por técnicos do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). A atividade girou em torno do atendimento à parada cardiorrespiratória – a realização de primeiros socorros e a correta utilização do desfibrilador. Segundo a Secretaria de Higiene e Saúde, essas técnicas em geral são obrigatórias aos profissionais da enfermagem que atuam em pronto-socorros, mas devem ser estendidas a todos os profissionais.

“UBS’s e USF’s não são postos de atendimento a emergências, como os pronto-socorros. Mas trata-se de um conhecimento a mais que os profissionais dessas unidades adquirem e podem aplicar em situações necessárias no ambiente de trabalho”, comentou o secretário de Higiene e Saúde, Dr. Sidney Sepulcre.

Para a prefeita Dra. Ruth Banholzer, investir em capacitação é um compromisso de seu governo, já que, segundo ela, melhorar a qualidade do atendimento prestado à população só é possível se também vier acompanhado de um projeto amplo de qualificação profissional.

“A intenção é qualificar ainda mais o trabalho desenvolvido na saúde pública. Se por um lado, ampliamos e modernizamos a maior parte dos prédios da rede municipal de saúde, por outro lado oferecemos cada vez mais cursos de qualificação aos profissionais”, comentou Dra. Ruth.

Relacionados