PREFEITURA DE ITAPEVI PROMOVE 1ª SEMANA DE PREVENÇÃO E COMBATE ÀS DROGAS

_DrogasSérie de eventos acontece entre os dias 26 de abril e 03 de maio

A Prefeitura de Itapevi promoverá, entre os dias 26 de abril e 03 de maio, a 1ª Semana de Prevenção e Combate às Drogas, que envolverá diversas atividades culturais, esportivas, assistenciais e de saúde voltadas ao combate aos entorpecentes na cidade.

Organizada pela Secretaria Municipal de Segurança e pela Secretaria de Higiene e Saúde, a ação envolverá outros setores da administração municipal, como as Secretarias de Assistência Social e Cidadania, Educação e Cultura e Esportes e Lazer. Além disso, setores da sociedade e das Polícias Civil e Militar também participarão das ações.

“Estamos mobilizando todos os segmentos da sociedade para enfrentarmos este problema que afeta não somente Itapevi, mas o país inteiro. Somente com políticas públicas eficazes, conseguiremos afastar nossa juventude deste mal. Itapevi estará fazendo a sua parte na luta contra as drogas”, afirma a prefeita Dra. Ruth. Segundo ela, as ações implantadas ao longo da Semana de Prevenção e Combate às Drogas terão como meta levar informação a pelo menos 14 mil pessoas.

Nessa sexta-feira (16), a Prefeitura realizou uma reunião para apresentar aos integrantes dos programas ProJovem e PROTEJO as ações que farão parte da Semana. Durante o encontro – que contou com a presença do vice-prefeito Jaci Tadeu, do secretário Municipal de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo, da secretária de Assistência Social e Cidadania, Ruth Gianezzi, e do vereador Roberval Luis Mendes (Val) -, Dra. Ruth sancionou a lei 2015, que cria o Conselho Municipal Antidrogas de Itapevi (COMADI), órgão que ficará responsável por fiscalizar e combater o comércio e o uso de entorpecentes na cidade.

“O tema das drogas é de extrema importância e nosso município tem empenhado esforços sobre esta questão. Por isso, parabenizo a nossa prefeita pelo apoio dado para que esse trabalho possa acontecer, de forma inédita, em nossa cidade”, reconheceu o vereador Val.

Para Maruxo, a Semana de Prevenção e Combate às Drogas terá grande repercussão na sociedade. “Será um período em que ampliaremos ainda mais todas as ações que temos feito no combate à influência dos entorpecentes, sobretudo no público jovem, que é seu principal alvo. Então, vamos aliar informação, cultura, lazer, esporte e cidadania, para imunizar nossa cidade contra esta verdadeira doença que atinge todas as classes sociais”, explica Maruxo.

A organização do evento, inclusive, já chamou a atenção de outros municípios. Desde o início dos preparativos para o projeto, 12 cidades da região já entraram em contato com a Secretaria Municipal de Segurança interessadas em realizar ações semelhantes em seus territórios. “Isso acontece porque as drogas não respeitam limites, divisas ou fronteiras e, para combatê-las, é necessário unir forças com outras cidades”, concluiu o secretário.

No dia 26, às 14h, durante a abertura oficial da Semana, na Câmara Municipal, será realizada a posse do Conselho Municipal Antidrogas de Itapevi (COMADI). Além disso, entre as atividades previstas, destaque para um curso de agentes multiplicadores de informações a respeito dos entorpecentes, ministrado pelo DENARC (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) da Polícia Civil de São Paulo. Destaque também para uma Caminhada com jovens participantes dos projetos sociais mantidos pela administração municipal (Conexão Jovem, ProJovem e Protejo), igrejas evangélicas e católicas, associações e escolas, que alcançará diversos bairros da cidade. Está prevista ainda a realização de apresentações musicais e de dança e um passeio ciclístico.

Relacionados