Prefeitura de Itapevi oferece aos professores de educação física formação sobre ultimate frisbee

fresbeeApós apresentar aos alunos da rede, em 2011, as técnicas do bumerangue e levar para as escolas municipais a prática da modalidade, a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, na última segunda-feira (23), ofereceu aos professores de educação física um curso de formação sobre ultimate frisbee, atividade praticada com um disco de 175 gramas que combina os movimentos do futebol americano, do basquete, do handebol e do atletismo.

O encontro, organizado pela equipe do Programa Recreação pelo Movimento, foi realizado na quadra do CIEF, e os 95 participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história, bem como as diversas técnicas do esporte, com o prof. Roberto Hucke, presidente da Federação Paulista de Disco.

Durante a formação, os professores manusearam os discos e participaram de inúmeras atividades que os fizeram sentir a dinâmica do jogo. Hucke enfatizou que a prática do ultimate frisbee nas aulas de educação física pode ser um excelente instrumento para o desenvolvimento do esquema corporal dos alunos, fazendo com que eles também adquiram noção de espaço, além de outras qualidades físicas e habilidades motoras.

“Esse é o único esporte coletivo que não possui árbitro. No entanto, as regras foram estabelecidas para que um jogador não leve vantagem desleal sobre seus adversários. Além disso, o espírito de jogo é muito incentivado, e o respeito mútuo entre os competidores, o trabalho em equipe, o respeito às regras e a solidariedade são trabalhados constantemente na atividade”, salientou o presidente da Federação.

Segundo a equipe do Programa Recreação pelo Movimento, a prática dessa nova modalidade vai ser implantada nas escolas com o objetivo de enriquecer o repertório das atividades metodológicas do professor, fazendo com que os alunos vivenciem e experimentem de uma atividade diferenciada, que permite explorar novos movimentos corporais, além de conceitos e procedimentos que contribuam para sua formação global.

As escolas irão receber novos frisbees na próxima semana, e este material será adicionado ao acervo existente, visto que, em 2011, a Secretaria de Educação e Cultura encaminhou o brinquedo para todas as unidades escolares.

“Agora é só colocar a atividade em prática e aguardar até outubro, quando irá acontecer o 1º Festival Interescolar de Ultimate Frisbee. Assim como aconteceu no festival de bumerangue, tenho certeza que este evento será um sucesso, pois, além de gerar uma integração entre os alunos do município, poderá revelar novos talentos para o esporte”, afirma a prefeita Dra. Ruth Banholzer. 

Relacionados