Prefeitura de Itapevi obtém autorização para obras de drenagem em rios e córregos da cidade

drenagem_itapeviA Prefeitura de Itapevi deu, na última semana, mais um passo rumo à execução de obras contra enchentes na cidade. Foi publicada na sexta-feira (26), no Diário Oficial do Estado de São Paulo, a aprovação dos estudos de interferência em recursos hídricos superficiais em rios e córregos da cidade.

Os estudos foram aprovados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), a partir de solicitação do secretário municipal do Meio Ambiente, Evangelista Azevedo Limas, e representam mais uma etapa superada para a liberação de recursos do Governo Federal para as obras de drenagem, por meio do PAC2 (Plano de Aceleração do Crescimento). Serão investidos, ao todo, R$ 96 milhões na canalização dos córregos Vila Recanto, Areião, Paim, Sapiantã e Jardim Marina, além de trechos do rio Barueri-Mirim.

“Também está prevista a implantação de quatro piscinões que controlarão as cheias dos córregos Paim e Sapiantã, além do rio Barueri-Mirim. Esses piscinões retêm as águas de chuva, evitando sobrecargas na rede pluvial dos bairros. Ainda serão implantadas inúmeras travessias ao longo dos leitos, para acesso de veículos e pedestres”, explicou o vice-prefeito Jaci Tadeu.

Os recursos federais foram obtidos pela prefeita Dra. Ruth Banholzer, que tratou pessoalmente do assunto em inúmeras viagens à Brasília (DF), no ano passado. Além das reuniões com técnicos do Governo Federal, as autoridades municipais também trataram do assunto em departamentos estaduais, como o DAEE.

“Essas obras minimizarão um problema crônico do município, que é a questão das inundações. Temos feito nosso papel, de executar o desassoreamento e limpeza dos leitos de rios e córregos, mas temos a clareza de que um investimento desse porte vai contribuir em muito para a redução dos índices de enchentes”, comentou Dra. Ruth.

Jaci Tadeu destacou que os próximos passos são o encaminhamento dos processos ao Governo Federal, para a liberação total dos recursos. O vice-prefeito não fixa data para início das intervenções, mas garante o empenho da administração em acelerar o processo.

“Este investimento é de suma importância para a cidade e, dada sua magnitude, merece todo nosso esforço. Será, sem sombra de dúvida, o maior investimento em infra-estrutura na história do município e incidirá em uma melhor qualidade de vida da população”, disse Jaci Tadeu.

Relacionados