Prefeitura de Itapevi negocia com a Cohab área para implantação de parque ecológico

Reuniao_Prefeitura_SaoPauloUma área em Itapevi de quase 1 milhão de metros quadrados, pertencente hoje à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), tem despertado o interesse da Prefeitura, que negocia sua aquisição, para implantação de um grande parque ecológico e de habitações para realocação de seis mil famílias da cidade.

Nessa quarta-feira (17), o prefeito Jaci Tadeu se reuniu com o secretário de Relações Internacionais e Federativas da Prefeitura de São Paulo, Leonardo Barchini, para dar mais um passo no projeto. A intenção da Prefeitura de Itapevi é transformar a área no futuro Parque Pedreira. Atualmente, a área está inutilizada e encontra-se totalmente degradada.

Para que isso seja possível, a área deverá ser entregue como pagamento de uma antiga dívida da Cohab de São Paulo para com o município de Itapevi no valor de R$ 1,2 milhão. A quitação da dívida deve ser realizada através do processo de Dação em Pagamento, que é justamente a entrega de um bem que não seja dinheiro como forma de pagamento de um débito. Ela é considerada uma forma de pagamento indireto, mas totalmente legal.

Acompanhado da ex-prefeita Dra. Ruth Banholzer e do secretário de Negócios Internos e Jurídicos, Vicente Bandeira, Jaci Tadeu manifestou seu interesse em finalmente tirar o projeto do papel, cujas negociações se arrastam pelos últimos oito anos.

“Desde o primeiro mandato de Dra. Ruth, estamos negociando esta área com a Prefeitura de São Paulo sem obter avanços. Agora, sob a administração do prefeito Fernando Haddad, uma pessoa por quem nutrimos grande admiração e respeito, temos novas esperanças de resolver esta questão”, afirmou Jaci.

Ainda faz parte do projeto da Prefeitura de Itapevi a urbanização da área, regularização de imóveis e a construção de habitações para cerca de seis mil famílias da cidade.

“A dívida que a Cohab tem com Itapevi por falta de pagamento de IPTU é de nada menos que R$ 6 milhões. Com essa Dação em Pagamento, todos saem ganhando. A Cohab reduz consideravelmente essa dívida para com o município e o governo municipal pode, finalmente, desenvolver os projetos que já possui para a área”, alegou Dra. Ruth.

O atual prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, também tem manifestado interesse em resolver a questão. No início deste mês, Haddad recebeu o vice-prefeito de Itapevi, Flaudio Azevedo, para falar sobre a transferência destas áreas da Cohab. Na ocasião, o prefeito Haddad afirmou ter como meta regularizar a situação de todas as Cohab`s e se comprometeu a atender o pedido de Itapevi.

O projeto de receber áreas como Dação em Pagamento é uma estratégia já utilizada pela Prefeitura de Itapevi e avaliada como bem sucedida. Um exemplo é parte do próprio Areião, a maior favela de Itapevi, entregue pela Prefeitura de São Paulo como Dação em Pagamento, em um processo avaliado pela administração municipal como rápido e tranquilo. Com isso, a área adquirida pôde receber os benefícios da urbanização integrada promovida pela Prefeitura de Itapevi em parceria com o Governo Federal.

 

Relacionados