PREFEITURA DE ITAPEVI MANTÉM AÇÕES DE PREVENÇÃO À DENGUE

dengue_A Prefeitura de Itapevi reforçou, desde o início do ano, o combate a proliferação do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

 

Por meio da Secretaria de Higiene e Saúde, a Prefeitura de Itapevi tem realizado visitas em bairros como Parque Suburbano, Amador Bueno, Jardim São Carlos, Vila Santa Rita, Jardim Briquet, Vila Dr. Cardoso, entre outros, onde são realizadas vistorias e oferecidas orientações para moradores.

Entre as orientações prestadas à população, destacam-se as já conhecidas: não deixar água limpa acumulada em vasos de plantas, pneus, latas e garrafas vazias, fazer limpezas periodicamente nos reservatórios de água para consumo e os manterem vedados com telas. Todas essas ações têm o propósito de barrar o avanço da doença, que já atingiu diversos casos no estado de São Paulo.

“Em Itapevi, com a mobilização da Prefeitura e da população, estamos conseguindo conter a proliferação do mosquito transmissor. Mas o trabalho não pode parar e a população deve seguir todas as orientações de combate ao Aedes aegypti”, destacou o secretário de Higiene e Saúde, dr. Sidney Sepulcre.

A equipe da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Itapevi é composta por 47 profissionais e oito veículos, estando altamente capacitada para atender à demanda dos serviços. A grande dificuldade dos profissionais está na resistência de alguns moradores em abrir suas residências para a vistoria e nebulização. “Somente trabalhando junto à população vamos ter sucesso no controle da dengue em Itapevi. Os moradores devem permitir o trabalho dos agentes nas residências para que sejam eliminados os focos do mosquito”, reforçou o secretário.

Para trabalhar junto aos Agentes de Saúde da Divisão Epidemiológica, foram criados nos PSF’s (Programa de Saúde da Família) grupos de agentes comunitários, que ficarão responsáveis pelas informações prestadas às comunidades e fiscalização de possíveis focos do mosquito. Além dos grupos, os enfermeiros atendentes nos PSF’s também receberam treinamento sobre o tipo de atendimento prestado ao paciente com suspeita do vírus.

SOBRE A DENGUE

A dengue é uma doença séria, que merece toda a atenção da população, podendo registrar casos de hemorragia, conhecida como “dengue hemorrágica”, que, caso não seja detectada e tratada a tempo, pode levar à morte. Os sintomas podem variar entre febre alta com início súbito, fortes dores de cabeça, dores atrás dos olhos, perda de apetite, manchas no tórax e nos braços, náuseas, vômitos, cansaço, moleza e dores no corpo.

“Por se tratar de um vírus, não existe uma vacina contra esta doença. Caso seja confirmada a presença de dengue, a pessoa contaminada deve permanecer em repouso e ingerir muito líquido, inclusive o soro caseiro, para a hidratação do organismo”, enfatizou a prefeita Dra. Ruth Banholzer.

A Secretaria de Higiene e Saúde informa à população que, em casos de suspeita de dengue, o munícipe deve procurar a unidade de saúde mais próxima. Outras informações sobre a doença e formas de se combater os focos podem ser acessadas por meio do telefone da Secretaria de Higiene e Saúde – 4143-8499. A sede da Secretaria é localizada na Rua Isola Belli Leonardi, 08 – Vila Nova Itapevi. Além disso, a Secretaria de Higiene e Saúde também possui um telefone gratuito para denúncias de casos de acúmulo de água e possíveis pontos de proliferação do mosquito: 0800 77 08133.

Relacionados