PREFEITURA DE ITAPEVI INVESTE NA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES DA REDE MUNICIPAL

formatura_Pr-letramento_1160 profissionais de educação receberam certificado do curso Pró-Letramento

Na noite de segunda-feira (30/09), no auditório Professor Darcy Ribeiro, aconteceu o encerramento do curso Pró-Letramento 2009, onde 160 profissionais de educação receberam o certificado de participação.

Prestigiando o evento, estiveram o secretário de Educação e Cultura, Edgard José Fiusa; o diretor do Departamento de Educação, Fábio José de Andrade; a assessora técnica da secretaria, Adriana Maria Aires; o coordenador do programa Pró-Letramento no município, Evaldo Xavier da Cunha; as tutoras do Pró-Letramento em Linguagem, Rosana Mônica dos Santos e Rosimeire Franco; e as tutoras do Pró-Letramento em Matemática, Aparecida da Silva Santos e Viviane Savickas Menezes Silva, e a supervisora Geralda Aparecida Moreira.

O secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard, salientou que para o educador, o desafio é a rotina e que os professores envolvidos souberam encarar isso em grupo. “Hoje temos a satisfação de coroar esse grande trabalho, inclusive as tutoras, que deram a alma neste projeto de forma competente. A prática na sala de aula é a maior didática, o que nos encanta é ver as crianças produzindo, ver em prática tudo aquilo que aprenderam”.

Já o diretor de Departamento de Educação, prof. Fábio, explicou que a grande marca de Itapevi é desenvolver o compromisso. “Quanto mais aprendemos, maior é a nossa consciência de que temos muito mais a aprender. Por isso, devemos estar dispostos a aprender sempre, ainda mais quando se lida com o ser humano. Escolher uma profissão é uma decisão muito maior que a de escolher uma atuação profissional. É a escolha de um estilo de vida, nada pior do que fazer o que não gostamos e aqui no município, nossos educadores gostam realmente do que fazem e possuem um grande respeito pelos alunos”.

O evento contou com apresentações teatrais com integrantes da Casa das Artes, tornando o ambiente agradável e descontraído. Os educadores, acompanhados de familiares, participaram ativamente da festividade. A coordenadora do CEMEB Chácara Santa Cecília, Magali Trevisan Proença de Almeida, gostou de participar do curso. “É uma reflexão sobre meu trabalho e sobre a alfabetização significativa para o educando e para o educador”.

 

PRÓ-LETRAMENTO

Desde 2008, devido à adesão de Itapevi ao PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação) do Governo Federal, a Prefeitura por meio da Secretaria de Educação e Cultura, oferece aos professores que estão em exercício nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da Educação Infantil, o Pró-Letramento, uma parceria entre o MEC e as universidades (UNESP e UNICAMP) e desenvolvido por tutores do município, nas áreas de Alfabetização e Linguagem e Matemática.

Cada área teve duração de 120 horas, dividida entre encontros presenciais e trabalhos pessoais, com início em março e término em setembro deste ano, onde prepararam o professor para utilizar competentemente recursos didáticos lúdicos, como jogos, para explorar todas as possibilidades oferecidas pelas  bibliotecas ou salas de leitura e para trabalharem com projetos.  Os cursistas recebem ainda orientação para a organização do tempo pedagógico e para a reelaboração dos planos de ensino. Os resultados alcançados em sala de aula são apresentados e discutidos nos encontros, ganhando todos com a troca e socialização das experiências.

A prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, acredita que investindo na formação cada vez mais sólida, certamente os educadores da rede municipal estão mais preparados para oferecer aos alunos uma educação de qualidade. “Cuidando da Educação, com certeza, estamos cuidando do futuro de nosso município”, disse Dra. Ruth.

 

Relacionados