Prefeitura de Itapevi investe em ações de prevenção à dengue na cidade

Palestra_sobre_DengueA Prefeitura de Itapevi vem investindo em palestras instrutivas para a população do município.

Desta vez o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) da Vila Dr. Cardoso, pertencente à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está promovendo palestras sobre a prevenção da Dengue.

A agente de saúde Janete Lyra Vasconcelos falou sobre como evitar que o mosquito esteja presente nas casas, o que é dengue, o que fazer caso a pessoa apresente sintomas, como é feita a transmissão e, por fim, qual tratamento deve ser tomado.

“A dengue é uma doença sobre a qual todos já ouvimos falar. Apesar de ser muito grave, e evitá-la não é difícil, pois a maioria dos cuidados que devem ser tomados dependem apenas de exercícios básicos, e podemos colocá-los em prática no dia-a-dia” afirma Janete.

As palestras tiveram início na quarta-feira (11) e prosseguem até sexta-feira de manhã. Elas são divididas nos períodos de manhã e tarde, com duração média de uma hora.

A estimativa é que os três dias de palestra sirvam para orientar mais de 240 pessoas, pertencentes aos programas Bolsa Família e Renda Cidadã, e especialmente na sexta-feira para as pessoas do ProJovem Adolescente.

Também são feitas durante as palestras pesquisas sobre outros possíveis temas a serem abordados no Cras em futuras atividades. Entre os temas sugeridos pela população estiveram a gravidez aos trinta e cinco anos, diabetes, tuberculose, câncer de mama, etc.

CRAS

Os Centros de Referência de Assistência Social – CRAS – são os braços da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, espalhados em bairros considerados pólos na cidade. Através dos CRAS, os munícipes podem ter acesso aos mesmos serviços disponíveis na sede da Assistência Social, sem a necessidade de se deslocar ao centro de Itapevi.

Os CRAS oferecem os serviços de Proteção Social Básica como Programa de Atenção Integral às Famílias; Atividades de Geração de Emprego e Renda; Serviços Sócio-educativos para crianças e adolescentes; Atividades de Incentivo psicossocial para pessoas ou grupos; Encaminhamentos para outros atendimentos oferecidos na Rede Sócio-assistencial. Profissionais capacitados são mantidos nessas unidades e atendem de forma a suprir as necessidades dos moradores dos bairros mais distantes do centro.

Relacionados