Prefeitura de Itapevi inicia construção do Centro de Formação do Professor

Centro_Formacao_ProfessorA Prefeitura de Itapevi deu início, nesta semana, à construção do Centro Municipal de Formação do Professor. Localizado na rua Professor Irineu Chaluppe, no centro da cidade, o futuro prédio substituirá o Núcleo Interativo de Ensino, que foi demolido pela administração Dra. Ruth-Jaci Tadeu por não reunir as condições de segurança e conforto aos usuários.

Dotado de um plano arquitetônico moderno, o futuro prédio concentrará grande parte das atividades da Secretaria de Educação e Cultura, atualmente distribuídas em diversos espaços da cidade.

“Três andares do novo prédio serão destinados ao setor administrativo da Secretaria de Educação e Cultura, e um pavimento para oficinas culturais. Todos os pavimentos disponibilizarão hall de entrada, almoxarifado, copa e sanitários masculino, feminino e para portadores de deficiência física”, explicou o secretário de Educação e Cultura, prof. Edgard José Fiusa, ressaltando que serão disponibilizados dois pavimentos para sessenta vagas de estacionamento, além de elevadores panorâmicos e escadas de emergência.

Um dos principais benefícios do Centro de Formação do Professor será a reconstrução do teatro, que voltará a receber eventos culturais e sociais da cidade. “Será construído um novo anfiteatro/auditório com capacidade para atendimento a 371 pessoas, maior que o espaço anterior. Além disso, o palco terá boca de cena de 18,10m e altura de 4,50m, sendo equipado com plataforma elevatória, tratamento acústico, sonorização, iluminação cênica e ar condicionado”, observou o vice-prefeito Jaci Tadeu da Silva.

O vice-prefeito destacou que a construção do Centro de Formação do Professor incidirá ainda em uma grande intervenção na infraestrutura da região central do município. Será implantada na região central uma nova galeria para águas pluviais, que atenderá as ruas Professor Irineu Chaluppe, Leopoldina de Camargo e Vereador Paulilo Lanzillo. A galeria terá extensão de 137 metros, formada por tubulação dupla de 1000 mm cada, composta por cinco caixas de poço de verificação que permitirão a adequada limpeza da rede.

Sua execução ocorrerá em três fases, com previsão de duração de três meses, a partir da próxima segunda-feira (20), na rua Vereador Paulilo Lanzillo. Além disso, será construída uma caixa com dimensões aproximadas de 10m x 10m x 3m, na rua Luiz Manfrinato, para retenção de lixo trazido pela chuva, o que permite o controle de vazão. “Esta nova galeria irá receber e direcionar todas as contribuições pluviais oriundas das chuvas e de bocas de lobo da região, proporcionando a melhoria do escoamento das águas e reduzindo índices de alagamento”, afirma Jaci.

A prefeita Dra. Ruth Banholzer teceu comentários sobre o futuro prédio do Centro de Formação do Professor, ressaltando inclusive a preocupação em se investir intensamente na segurança do novo edifício. “Antes de iniciarmos o projeto arquitetônico do edifício, contratamos uma empresa que estudou minuciosamente o solo que, sob construções anteriores, danificava os pavimentos e comprometia a segurança dos usuários. Com base nesses estudos, planejamos as intervenções nas redes pluviais da região, de modo a assegurar a qualidade dos serviços realizados”, disse a prefeita.

Dra. Ruth considera o novo prédio a grande contribuição de sua administração para com a evolução da qualidade da educação pública em Itapevi. “Após todos os investimentos na construção, reforma e ampliação de escolas municipais, restava garantir um espaço definitivo para atender à crescente demanda de capacitação dos professores da Educação, além de abrigar a parte administrativa da Secretaria, afim de servir de base para o planejamento e desenvolvimento de novos projetos educacionais. Com este novo prédio, atingiremos, sem sombra de dúvida, a excelência da educação pública na região”, finaliza a prefeita.


 Centro_Formacao__Professor_1

Antigo prédio foi demolido

Inaugurado no ano 2000 sobre a mesma estrutura do antigo Velório Municipal, o Núcleo Interativo de Ensino apresentou rachaduras em suas paredes poucos meses depois de sua entrega, contando apenas com pequenas adaptações para utilização. Em 2002, um laudo técnico elaborado pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) determinou a realização de reformas na estrutura do prédio.

“No entanto, mesmo com as reformas realizadas na época, o edifício continuou apresentando problemas estruturais e no ano de 2007, após vistoria realizada por engenheiros da prefeitura, houve a necessidade imediata de interdição do local com o objetivo de garantir a segurança dos servidores e usuários do espaço, além da elaboração de um novo laudo, realizado por uma empresa especializada, por determinação da prefeita Dra. Ruth”, explica o diretor do Departamento de Educação, prof. Fábio José de Andrade.

O laudo apontou que as galerias de águas pluviais que se localizam nos arredores do prédio foram subdimensionadas e os encanamentos não comportavam o volume de água recebido, o que contribuiu para erosão do solo e danos da infraestrutura do local. De acordo com a administração municipal, não foram encontrados registros de projetos de construção, nem sequer existem plantas do edifício, o que dificultou ainda mais a ação preventiva da Prefeitura. Com a realização de novos estudos por uma empresa técnica contratada, o laudo apresentado concluiu que não seria possível a recuperação da estrutura do local, que foi demolido em setembro de 2010.

Relacionados