Prefeitura de Itapevi inaugura nova sede da UAB

Na manhã desta quarta-feira (29), a Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria Municipal de Educação inaugurou a nova sede da Universidade Aberta do Brasil – UAB Itapevi, que agora compartilha os espaços do Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira, situado a rua Prof. Irineu Chaluppe, 65 – Centro.

Localizada no quarto andar do prédio, as novas instalações da UAB comportam duas salas multiuso, laboratório de informática, sala de reunião, sala de professores tutores, recepção, sala da coordenação, além de vasto acervo bibliográfico.

De acordo com a secretária de Educação, Lilian Braga além de continuar oferecendo cursos de nível superior e pós-graduação, vinculados a renomadas universidades, a UAB Itapevi vai apoiar também o Núcleo de Apoio Pedagógico e equipe de Supervisão da Secretaria de Educação na elaboração de cursos de formação continuada para os professores.

“Nosso objetivo é desenvolver um trabalho em conjunto, a fim de valorizar e capacitar cada vez mais nossos professores e demais profissionais que tenham interesse em se aperfeiçoar. A UAB é o local ideal, devido à estrutura que oferece e às parcerias que mantém com os grandes centros universitários”, disse a secretária.

Representando a Câmara Municipal, o vereador Paulo Rogiério de Almeida destacou a importância da UAB e Escola Técnica na formação dos servidores públicos como também dos jovens. “Hoje nossos jovens, ao saírem do Ensino Médio têm a oportunidade de ingressar em uma grande faculdade, sem precisar ao menos sair do município, e isso é um privilégio”, ressaltou o vereador.

O coordenador da UAB Itapevi, Adalberto Ribeiro, após fazer uma breve retrospectiva do histórico do polo, apresentou o primeiro curso que será oferecido a partir do próximo semestre. Trata-se do Programa de Formação de Professores orientadores de estudos e tutoria em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Serão oferecidas 90 vagas para professores, monitores/ADIs e coordenadores, na modalidade semipresencial, com carga horária de 76 horas.

Além disso, ainda foi citado o nome de mais três cursos que estão sendo elaborados em parceria com profissionais da UFOP/UFSCAR e USP: Educação Musical para professores de Arte e Polivalente; Jogos e Brincadeiras Educativas e Criação de Situações de Aprendizagem.

O prefeito Jaci Tadeu, ao encerrar o evento, ressaltou que o projeto que está sendo iniciado neste novo polo é inovador e diferenciado e que sente orgulho em fazer parte desta história e poder ampliar a oferta de cursos de formação aos professores e demais munícipes. “Quem se forma em uma UAB ou Etec, recebe uma excelente qualidade de ensino. E se hoje temos profissionais qualificados, com nível superior, é graças àqueles que plantaram a semente lá atrás, acreditando que a educação é sempre o melhor caminho”, finalizou o prefeito.

Também participaram do evento os secretários Fábio Andrade (Administração) e Laila Chaluppe (Mulher); a vereadora Camila Godói; a diretora de departamento pedagógico, Vicentina Ribeiro; o diretor de departamento administrativo, Sérgio Ávila e a coordenadora da Etec, Robenícia Vaz.  

Relacionados