Prefeitura de Itapevi executa obras para melhorar o trânsito na região da Cohab

Desde outubro do ano passado, a Prefeitura de Itapevi realiza obras para readequação viária da rotatória da Cohab, nos acessos à Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, Avenida Pedro Paulino e Avenida Rubens Caramez, quando deu início à canalização do córrego Barueri-Mirim no trecho da rotatória – parte do conjunto de intervenções viárias para melhorar o local. As ações fazem parte do programa Cidade Bela.

“As obras na rotatória e entorno têm como objetivo dar maior fluidez no trânsito e combater o engarrafamento do local. Elas estão sendo feitas aos poucos, por etapas, para não causar o estrangulamento no fluxo de veículos e pedestres”, afirma o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi, Ramon Medrano de Almada.

As obras no local englobam a construção de novos acessos e de novas áreas de passeio com pista compartilhada para ciclistas e pedestres. O projeto urbanístico ainda prevê melhorias na segurança do local e do entorno, como a criação de gradis para controle de acesso aos pedestres, jardinagem, recape das vias e instalação de nova iluminação.

“As melhorias auxiliarão, especialmente, motoristas de Cotia que ganharão uma alternativa acessando a Avenida Feres Nacif Chaluppe à Avenida Rubens Caramez e não precisarão passar no futuro pelo trecho da rotatória da Cohab. A medida irá desafogar o trânsito no local”, explica Almada.

As obras devem ser finalizadas no segundo semestre deste ano.

Obras na rotatória da Cohab fazem parte da revitalização do Centro

Com recursos de R$ 1,5 milhão para obras de revitalização do Centro de Itapevi e aprofundar as intervenções do programa Cidade Bela obtidos em novembro do ano passado junto ao Governo do Estado de São Paulo, por meio do Fumefi (Fundo Metropolitano de Financiamento e Investimento), a Prefeitura utilizará este outro montante para financiar a recuperação da Praça Carlos de Castro e da Avenida Feres Nacif Chaluppe, no trecho entre a estação de trem Itapevi da CPTM até a rotatória da Cohab.

Como parte das ações de melhoria do Centro, o projeto prevê também obras de modificação na geometria da Praça Carlos de Castro com a mudança de sentido de direção da Avenida Feres Nacif Chaluppe e mão única de subida dos veículos para a Rua Joaquim Nunes, além de criação de pista compartilhada entre pedestres e ciclistas da praça até a rotatória da Cohab.

O escopo ainda sugere a implantação de uma lombofaixa (faixa de pedestre com elevação) na travessia da Carlos de Castro sentido à estação de trem da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Será executado também o recape da praça até à rotatória da Cohab e reforma da calçada da estação da CPTM até a rotatória da Cohab.

Essas etapas estão em processo de licitação. A conclusão das obras de revitalização do Centro está prevista para o segundo semestre deste ano.

Neste último domingo (11), a Avenida Feres Nacif Chaluppe, que integra o Corredor Oeste no trecho entre o viaduto e a estação da CPTM, sentido rotatória da Cohab recebeu pavimentação em uma das pistas. As obras fazem parte do pacote de ações que está finalizando as obras do Corredor Oeste no trecho Itapevi/Jandira. No próximo domingo (18), a avenida ficará novamente interditada para receber o pavimento no sentido contrário – da rotatória da Cohab até o viaduto.

Cidade Bela

O programa Cidade Bela contempla uma série de ações para recuperar a região central de Itapevi. O objetivo é deixar o município mais bonito, resgatando a autoestima dos itapevienses pela sua cidade.

Além de revitalizar os espaços públicos do município, o Cidade Bela contempla melhorias no sistema de limpeza da cidade, com a renovação da frota de coleta de lixo e novo sistema de coleta por meio de contêineres.

Ao mesmo tempo, a Prefeitura está realizando uma série de intervenções urbanísticas, com ações de paisagismo e recuperação de praças e canteiros centrais, reforçando a retirada de pichações e a limpeza de vias públicas.

Também estão previstas obras para readequar o trânsito em pontos estratégicos da cidade, com a implantação de semáforos inteligentes e o reparo de sinalizações. Haverá também obras de acessibilidade e a instalação de novos pontos de ônibus.

Relacionados