Prefeitura de Itapevi entrega reforma da USF do Vitápolis

As obras de melhorias em Itapevi não param mesmo diante da pandemia do novo coronavírus. Iniciada em setembro do ano passado, a administração entregou à população a reforma de mais uma USF (Unidade de Saúde da Família). Desta vez é a do Vitápolis. A unidade está localizada na Rua Nelson Ferreira da Costa, 853, na Chácara Vitápolis. A reforma foi concluída no dia 31 maio e já funciona normalmente.

A USF opera de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A unidade participa do programa federal Saúde na Hora, implantado com o intuito de expandir o horário de atendimento.

A melhoria na USF Vitápolis não acarretou custo à Prefeitura, uma vez que foi uma contrapartida do proprietário do imóvel no ato da renovação do contrato de locação. As benfeitorias incluem a criação de mais um consultório odontológico, salas mais amplas, banheiro com acessibilidade, nova disposição dos consultórios e recepção. A unidade tem 230 m² de área construída e um total de 21 salas em andar térreo.

De 2017 para cá, a Prefeitura já reformou nove equipamentos de saúde: UBS (Unidade Básica de Saúde) do Santa Rita I; Centro de Reabilitação (Reab), na Cohab; e as USF’s do Parque Suburbano; Jardim Rosemary; Jardim São Carlos; Santa Cecília e a Dr. Flávio Piovezan, no Alto da Colina, além do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) Infatojuvenil Ciranda, no Centro e o CAPS AD (Álcool e Droga), no Jardim Portela.

Serviços não pararam com reforma  

Enquanto passou por reforma, a unidade não teve seu funcionamento paralisado, visto que a USF havia sido transferida, temporariamente, ao imóvel ao lado – no número 841 (prédio antigo) e que pertencia ao mesmo proprietário – para que as melhorias ocorressem sem causar prejuízos à população.

“O imóvel necessitava de reparos, ampliação e redistribuição das salas. Vale lembrar que o banheiro também não tinha acessibilidade. Desta forma, nosso objetivo sempre é dar dignidade e atendimento respeitoso ao nosso cidadão”, afirma o prefeito Igor Soares.

Nos últimos 12 meses, a média mensal de atendimento na USF Vitápolis foi de 1,8 mil atendimentos entre consultas médicas, de enfermagem e odontológicas. Com a reforma, o objetivo é manter o número de atendimento e, se possível, expandi-lo com mais qualidade e conforto.

A unidade reformada conta com 47 profissionais, sendo 20 agentes comunitários de saúde, três médicos generalistas, três enfermeiros, um ginecologista, um pediatra, dois cirurgiões dentistas, dois clínicos gerais, um drageador (encarregado de produção farmacêutica), cinco técnicos de enfermagem, um auxiliar de enfermagem, um técnico em saúde bucal, um auxiliar de saúde bucal, um gerente de atenção primária e cinco auxiliares administrativos.

Protocolo de Atendimento

Em virtude da pandemia de Covid-19, ao chegar na Unidade, o paciente é submetido a uma triagem. Caso não apresente sintomas será direcionado ao atendimento de rotina, caso contrário será acolhido, orientado e encaminhado ao Centro de Combate ao Corona Vírus, na Vila Nova Itapevi (Rua José Michelotti, 97 – Vila Nova Itapevi), que funciona de segunda a domingo, 24 horas por dia, com diversos leitos, triagem, recepção e espera, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem treinados para atendimento aos pacientes sintomáticos do novo coronavírus.

As equipes de saúde e administrativas também tiveram aumento e reforço nas orientações, procedimento de higiene pessoal e uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual), seguindo as orientações estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Vale lembrar que quem receber atendimento na unidade deve usar máscara e levar álcool em gel, além de seguir todas as recomendações preconizadas pelas autoridades de saúde para evitar o contágio e proliferação do vírus.

Relacionados