Prefeitura de Itapevi distribui 29 mil kits de material escolar

Entre os dias 1 e 13 de março, a Prefeitura distribuiu cerca de 28 mil uniformes para os alunos da rede municipal de Itapevi, e, nesta terça-feira (20), iniciou a entrega dos kits de material escolar para os estudantes das 68 escolas do município, além dos alunos atendidos pela APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Itapevi, totalizando 29 mil kits.

Os materiais atenderão estudantes do Ensino Infantil e do Ciclo Fundamental I, englobando crianças e adolescentes de três a 15 anos de idade do Maternal ao 9º ano. As crianças do Berçário, de 0 a 8 meses, e os alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) também recebem os kits escolares.

Quanto ao kit de material escolar dos Berçários I e II, eles incluem agenda, papel sulfite, pasta com aba, cola colorida, estojo de giz de cera, estojo de pintura a dedo, massa de modelar e pasta escolar. O Maternal irá receber os mesmos itens dos berçários, acrescidos de caixa de lápis de cor e canetinha hidrográfica.

Já o Pré I e II receberá, além dos mesmos materiais entregues ao maternal, receberá apontador, caderno brochura, caderno cartografia, lápis de escrita, borracha, canetinha, cola branca e colorida, estojo de pintura a dedo, pincel, tesoura escolar e estojo escolar.

As séries do Ensino Fundamental Ciclo I (1º ao 5º ano), por sua vez, irão receber os mesmos itens dos Pré I e II, mais régua, estojo de tempera guache, mochila e garrafa squeeze. Nesta fase, os alunos não recebem estojo de pintura a dedo e massa de modelar.

Os estudantes do 9º ano e da EJA, por sua vez, terão direito ao kit de material escolar contendo apontador, caderno brochura, caderno cartografia, caderno universitário, caixa de lápis de cor, esquadro 45°, esquadro 60°, lápis de escrita, papel sulfite, pasta com aba, régua, transferidor de 180°, borracha, caneta esferográfica azul, preta e vermelha, canetinha hidrográfica, cola branca, compasso, estojo de giz de cera, pincel, tesoura escolar, cola colorida, estojo e pasta.

De acordo com a Secretaria de Educação e Cultura, a licitação dos uniformes e dos kits de material escolar garante a entrega até 2020. “É importante lembrar que os investimentos que fazemos para adquirir uniformes e kits de material escolar resultam em uma grande economia para os pais, que praticamente não precisam assumir outras despesas neste sentido”, explica o prefeito Igor Soares.

A Prefeitura também distribuiu, junto aos uniformes, os kits de leitura com cinco livros cada do projeto Novas Leituras. O objetivo é incentivar o hábito de ler e estimular o senso crítico e o pensamento independente nos jovens do município.

Benefício do uniforme

Os uniformes entregues na primeira quinzena de março atenderam estudantes do Ensino Infantil e do Ciclo Fundamental I, englobando crianças e adolescentes de três a 15 anos de idade do Maternal ao 9º ano. As crianças do Berçário, de 0 a 8 meses, e os alunos de EJA (Educação de Jovens e Adultos) receberão apenas os kits escolares.

Foram dois perfis de uniformes: feminino e masculino. Para as meninas, foram entregues duas camisetas de mangas curtas, duas camisetas de mangas longas, um agasalho completo (com calça e blusão com capuz), um short-saia, uma blusa de moletom, dois pares de meia e um par de tênis.

Para os meninos, foram entregues os mesmos itens, mas houve uma bermuda no lugar do short-saia. 

Mais investimento na educação com a Escola em Tempo Integral

A Prefeitura segue, em 2018, o planejamento para a construção de duas primeiras escolas de tempo integral de Itapevi, uma no Parque Suburbano e outra no Jardim Santa Rita.

Ainda em janeiro deste ano, a Prefeitura de Itapevi iniciou a demolição do prédio onde funcionava o Cemip(Centro de Eventos Jaci Januário da Silva), no Parque Suburbano. No lugar será construída a primeira Escola de Tempo Integral da cidade. A administração irá investir R$ 13.663.314,78 na construção da unidade – a obra deve ser entregue em fevereiro de 2019.

Será uma unidade modelo, com mais de 6 mil metros quadrados de área construída para cerca de 1 mil estudantes do ciclo I do Ensino Fundamental, de 1º a 5º ano, que entrarão às 7h da manhã e ficarão até o final da tarde estudando.

A nova escola irá oferecer cinco refeições diárias para todos os alunos, além de atividades esportivas, culturais e até aula de natação.  Em breve, será dada uma ordem de serviço para execução da segunda Escola de Tempo Integral, no Jardim Santa Rita, com previsão para atender também cerca de outras mil crianças em suas dependências.

Reformas em 31 unidades escolares

Em outubro do ano passado, a Prefeitura deu início à reforma de 25 escolas da rede municipal. Com o início das férias escolares, as obras ganharam impulso, alcançando 31 unidades da rede municipal de ensinono início de janeiro e seguem em reforma próximas de serem concluídas.

Transporte Escolar Gratuito

Em fevereiro, a Prefeitura de Itapevi lançou o Programa Transporte Escolar Gratuito (TEG)destinado a alunos da rede municipal de ensino que moram a mais de dois quilômetros das escolas e para estudantes com deficiência. A novidade conta com 43 veículos, incluindo 18 ônibus, quatro micro-ônibus e 21 vans, sendo cinco delas adaptadas especialmente para o transporte de pessoas com deficiência. Parte dos demais veículos também possui acessibilidade e ar-condicionado. Todos contam com monitores da rede de ensino para zelar pela segurança das crianças.

Programa Sexta Feliz Beneficia mais de 25 mil estudantes

Cuidar do bem-estar infantil, oferecer alimentação escolar de qualidade e olhar com carinho para as crianças da cidade são alguns dos objetivos da Prefeitura de Itapevi, que implantou, em fevereiro, o programa Sexta Feliz, uma iniciativa que consiste na entrega de lanches todas às sextas-feiras, na saída do período escolar, para cerca de 25 mil estudantes regularmente matriculados nas 68 escolas da rede municipal de ensino.

Inovações na merenda escolar

Estrogonofe, escondidinho e macarrão oriental. O cardápio variado, típico de um restaurante, é servido nas escolas da rede municipal de Itapevi desde o início do ano letivo de 2018. Implantada pelo setor de Alimentação Escolar da Prefeitura de Itapevi, a novidade tem como objetivo tornar o cardápio mais atraente. As variações do cardápio e os pratos foram definidos por nutricionistas e técnicos da Secretaria de Educação e Cultura da cidade e da empresa terceirizada que presta serviços de alimentação escolar para o município.

Relacionados