PREFEITURA DE ITAPEVI DISCUTE MELHORIAS NO SANEAMENTO BÁSICO

Encontro_Prefeitos_SabespRepresentando a prefeita, Jaci Tadeu acompanhou o encontro realizado em Osasco

Representando a prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer, que estava em Brasília buscando novos recursos para a cidade, o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Urbano, Jaci Tadeu da Silva, participou, nessa terça-feira (20), de um encontro com prefeitos e representantes de outros municípios da região. O objetivo da reunião, realizada em Osasco, foi a criação da Frente dos Prefeitos da Região Oeste, formada com o intuito de obter melhorias no serviço prestado pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

Jaci Tadeu ressaltou que a poluição dos rios, em especial o Tietê, é um problema cuja causa está intimamente ligada à falta de coleta e tratamento de esgoto na região. “Com isso, os municípios ficam ainda com o ônus do passivo ambiental, o que precisa ser corrigido”, comentou.

Também participaram do encontro, os prefeitos Emídio de Souza (Osasco), Rubens Furlan (Barueri) e José Carlos Alves – Bananinha (Pirapora do Bom Jesus); o secretário de Governo de Osasco, Jorge Lapas; o secretário de Planejamento e Receita de Santana de Parnaíba, Roberto Paulo Ignátios; o secretário de Governo de Jandira, José Roberto Rodrigues do Vale, e de Receita, César Augusto do Carmo; o diretor administrativo de Obras de Carapicuíba, Laudelino dos Santos; e o coordenador de Combate às Enchentes e Prevenção em Áreas de Risco de Osasco, Delcides Regatieri.

A pauta da reunião foi o fornecimento de água e esgoto prestado pela companhia na região, que, segundo os prefeitos presentes ao encontro, é ineficiente e cujos investimentos estão aquém do que deveria. Por unanimidade, foi decidido que a Frente de Prefeitos convidará o presidente da Sabesp, Gesner Oliveira, para uma reunião a ser realizada na Câmara Municipal de Barueri. Em seguida, o grupo também deverá fazer uma visita à Estação de Tratamento de Esgoto localizada no município para conhecer de perto o trabalho realizado no local.  “Outra providência será solicitar informações a respeito de quanto a empresa arrecada em cada cidade e quanto é revertido em investimentos”, explicou Jaci.

Para o prefeito de Osasco, Emídio de Souza, o encontro foi positivo e representa o primeiro passo na busca pelas melhorias. “Esta foi a primeira reunião, mas temos de dar seguimento, para cobrarmos iniciativas. Precisamos de mais investimentos e com maior rapidez”, concluiu Emídio.

Um dia antes do encontro, na tarde de segunda-feira (19), a prefeita de Itapevi recebeu em seu gabinete assessores da Sabesp, quando também citou o passivo ambiental causado pela empresa. No entanto, Dra. Ruth reconheceu que o relacionamento entre a Prefeitura e a Sabesp melhorou consideravelmente, graças a uma nova política de investimentos, o que tem beneficiado diretamente a população.

“Não temos um serviço completo de distribuição de água em nossa cidade, já que existem alguns bairros que ainda não são atendidos. Felizmente, sei que a Sabesp planeja duplicar a capacidade em cinco anos, o que também trará uma qualidade de vida muito maior aos nossos munícipes”, avaliou.

Quanto à coleta e tratamento de esgoto na cidade, a prefeita mencionou como fundamental a implantação do coletor-tronco de esgotos, considerada uma das mais importantes obras solicitadas pela administração municipal. Realizadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) angariados junto ao Governo Federal, as obras foram iniciadas em março e têm como objetivo garantir a coleta e o tratamento de todo o esgoto coletado em Itapevi.

“Até 2012, devemos ter 55% do esgoto coletado e tratado. Nossa estimativa, de acordo com informações da Sabesp, é que até 2018, esse índice chegue a 100%, ou seja, todo o esgoto da cidade deverá ser coletado e tratado na Estação de Tratamento São João, em Barueri. Isso, com certeza, será muito importante para a população”, comentou Dr. Ruth.

 

Relacionados