Prefeitura de Itapevi debate o papel do assistente social na área da saúde

Encontro_Assistentes_Sociais_SaudeNa última semana, a Prefeitura promoveu o I Encontro de Assistentes Sociais da Saúde de Itapevi.

O evento, realizado no auditório Professor Darcy Ribeiro, serviu para lembrar o Dia do Assistente Social, comemorado oficialmente nessa terça-feira (15 de maio). O Encontro teve como principal objetivo divulgar as ações do serviço social da saúde oferecidas no município e suscitar a reflexão a respeito dos desafios e possibilidades deste trabalho em Itapevi.

Falando em nome da Secretaria de Higiene e Saúde, o chefe de gabinete, dr. Reinaldo Gil, lembrou as dificuldades enfrentadas pela prefeita Dra. Ruth em 2005, quando assumiu a administração municipal e se deparou com um sistema de saúde totalmente abandonado.

“Quando chegamos, por exemplo, a Secretaria dispunha de apenas duas assistentes sociais. Em pouco tempo de trabalho, quadruplicamos este número, pois já sabíamos que não era possível fazer uma saúde de qualidade sem a participação deste profissional”, afirmou dr. Reinaldo.

Também presente ao evento, o vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), agradeceu pelo atendimento prestado diariamente pelos assistentes sociais. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Higiene e Saúde, somente em Itapevi são realizados cerca de 19,5 mil atendimentos por ano.

“Sempre que se melhora o atendimento oferecido à população, naturalmente se amplia a demanda. Por isso, o trabalhado executado por esses profissionais é de fundamental importância. São eles que preparam o paciente para uma cirurgia, que acompanham a família, que se responsabilizam pelo auxílio ao próximo”, avaliou o vereador, co-autor do projeto de Lei ___ que reduziu a carga horária da classe visando cumprir a Lei Federal.

O I Encontro de Assistentes Sociais da Saúde contou ainda com palestras da assistente social Vilma Pereira, que falou sobre as atividades desempenhadas pela classe, e da professora Maria Lúcia Mira, cujo tema central foi a Interdisciplinaridade na Saúde.

Também prestigiaram o evento a secretária de Emprego e Desenvolvimento Social, Fernanda Machado, a coordenadora do Serviço Social da Saúde, Simone Santos da Silva Lima; a presidente do Conselho da Mulher, Leandra Rodrigues; o chefe administrativo do P.S. Central, Hercules Rodrigues; e o coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Luiz Naporano.

 

Relacionados