PREFEITURA DE ITAPEVI ATENDE FAMÍLIAS PREJUDICADAS POR CHUVAS

chuvas_itapevi_01Enchentes causaram vítimas na Capital e em cidades da Grande São Paulo

Em função das chuvas torrenciais que atingiram a Região Metropolitana de São Paulo entre a noite de segunda-feira (7) e a tarde de terça-feira (8), a Prefeitura de Itapevi manteve suas equipes de trabalho em estado de atenção. A Defesa Civil, com apoio da Guarda Municipal, do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, atendeu as ocorrências na cidade no período, mantendo o monitoramento nas áreas em risco de acidentes.

A Defesa Civil Municipal registrou pontos de alagamento nas estradas do Prado e de Araçariguama e em trechos da avenida Leda Pantalena. O ponto mais crítico ocorreu nas proximidades do CEMEB Edevaldo Caramez, na Vila dos Mineiros e Jardim Sorocabano. De acordo com o grupamento, foram retiradas da região dezenas de famílias, em virtude da inundação que atingiu as ruas próximas à escola. A concessionária de energia elétrica desligou o serviço no local para evitar acidentes durante a enchente.

A Prefeitura de Itapevi, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil e Secretaria de Assistência Social e Cidadania, prestou atendimento a 250 famílias e em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, fez a doação de emergências à população em gêneros alimentícios, produtos de higiene e limpeza, colchões e cobertores.

_chuvas_itapevi_02“Trata-se de uma região mais baixa, que recebe águas de rios e córregos de cidades como São Roque e Sorocaba. O volume de água desses rios subiu muito e toda essa água acabou por transbordar na região”, explicou o comandante da Defesa Civil de Itapevi, José Augusto Gonçalves Pereira. O comandante ressaltou que outros pontos da cidade – como a região central, os bairros Jardim Vitápolis e Jardim Dona Elvira –, que no passado sofriam com inundações, não sofreram grandes danos. “Nesses locais, a água subiu e baixou rapidamente”, destacou.

A Defesa Civil de Itapevi também prestou atendimento a uma família em Amador Bueno, duas no Jardim Cruzeiro e uma na Vila Aurora, que corriam risco de acidentes em função de escorregamento de terra em suas residências. As famílias foram alocadas em casas de parentes. Também foi registrada a ocorrência de uma morte durante as chuvas. O morador Raimundo Félix de Assis foi levado pela correnteza durante as chuvas de terça-feira e foi localizado pela equipe do Corpo de Bombeiros, já sem vida.

Inundações atingem Capital e Grande São Paulo

 De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência) da cidade de São Paulo, somente entre segunda e terça-feira choveu um terço do que era esperado para o mês de dezembro, que já é considerado chuvoso. As Marginais Tietê e Pinheiros, principais vias de acesso de São Paulo, e bairros da cidade apresentaram diversos pontos de alagamento. Nas cidades que compõem a Grande São Paulo o quadro foi semelhante. Cidades como Caieiras e Santana de Parnaíba também tiveram pontos de inundações e complicaram o dia de muitos moradores.

Relacionados