Prefeitura de Carapicuíba adia agendamentos de consultas e exames

Nos últimos 15 dias, cerca de 70% dos pacientes faltaram às consultas. A partir de segunda-feira (30), entra em vigor mais uma ação de combate ao coranavírus (covid-19), para proteger a população, evitando que se exponha ao vírus em ambientes de saúde. Trata-se da portaria, que altera o fluxo de atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínica e Casa do Adolescente.

A medida prevê o adiamento de consultas e exames (inclusive coleta) já agendados, e também a suspensão temporária de novos agendamentos, exceto pré-natal, atendimentos a puérperas, crianças menores de um ano, pacientes com consultas ou exames inadiáveis, além de solicitações excepcionais a critério da equipe médica. As unidades permanecem atendendo casos suspeitos de coronavírus.

Quanto aos pacientes de risco (idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos), serão mantidos apenas os atendimentos médicos que não podem ser interrompidos, cujos benefícios da realização superam riscos associados ao cenário da epidemia de Covid-19. Esses pacientes serão devidamente avisados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Também se inclui na portaria os agendamentos das especialidades de terapia ocupacional, nutricionista, psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, exceto consultas, cujos benefícios da realização superam riscos associados ao cenário da epidemia de Covid-19, a critério da equipe médica. Quanto à odontologia, serão realizados apenas atendimentos de urgência e emergência no Centro de Especialidades Médicas (CEO) Ariston (Rua Ipauçu,18 – Ariston).

Visto que a cidade está em campanha de vacinação contra a gripe, e que neste primeiro período as doses se destinam a idosos e profissionais de saúde, até o dia 15 de abril de 2020 fica suspensa a vacinação de rotina para bebês, crianças e adultos.

É importante destacar que as consultas e exames que já estão agendados, não serão suspensos, apenas adiados, sendo reagendados com prioridade, sem alteração na fila, pela Secretaria Municipal de Saúde. Os atendimentos de urgência e emergência, como os três prontos-atendimento (Infantil, Cohab II e Vila Dirce) e o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continuam atendendo normalmente. 

Relacionados