Prefeitura aplicou 29% da arrecadação na Saúde de Itapevi em 2015

A Saúde continua sendo o setor que recebe maiores investimentos por parte da Prefeitura de Itapevi. A exemplo de anos anteriores, em 2015 a administração municipal aplicou em torno de 29% dos valores arrecadados no setor. O montante é quase o dobro exigido por lei, que é de 15%.

A informação foi apresentada em meio a uma sabatina realizada pela Pastoral Fé e Política das comunidades católicas, da qual participou o secretário da Saúde, dr. Sidney Sepulcre. O encontro aconteceu na Comunidade Kolping Cristo Rei, na noite de terça-feira (31). O gestor explicou o funcionamento da Secretaria, mostrando todos os programas e ações desenvolvidos pelos profissionais.

Questionado sobre a aplicação de recursos municipais no setor, dr. Sidney foi enfático ao afirmar que o investimento é sempre acima do mínimo exigido por lei. “Ao longo dos anos, mantemos sempre acima de 27% a aplicação de recursos em Saúde. E este ano, mesmo com queda de arrecadação na cidade, deveremos superar esses índices”, ressaltou.

Boa parte dos valores vem sendo aplicada na ampliação de unidades de atendimento médico. Destaque para a construção do Centro de Referência da Mulher, da USF Jardim Rosemary e da UBS Vila Santa Rita, que estão em fase final, e da reforma da USF Ambuitá. As obras são realizadas com recursos federais e estaduais, além de contrapartidas financeiras da Prefeitura.

Os valores também são empregados no atendimento diário da população nos postos de saúde espalhados pela cidade. “Somente nos últimos quatro meses de 2015, foram realizados 781 mil atendimentos nas unidades – acima de 150 mil procedimentos por mês. No período, cerca de 250 mil exames laboratoriais foram realizados pela Prefeitura, média de 65 mil por mês”, destacou.

Prevenção a doenças

Campanhas preventivas e educativas também são custeadas com os recursos da Secretaria da Saúde. Um bom exemplo disso é a Busca Ativa da Tuberculose, reconhecida pelo Governo do Estado como uma das mais efetivas ações contra a doença, e que em 2015 alcançou 92% de cura dos casos tratados.

O combate a obesidade infantil, mantido pela Secretaria da Saúde, estimula a redução de peso por meio de reeducação alimentar e prática esportiva e também é uma das grandes realizações em 2015. Também são mantidas as campanhas Outubro Rosa (contra o Câncer de Mama) e Fique Sabendo (contra as doenças sexualmente transmissíveis).

Outra ação eficaz da Prefeitura é realizada na prevenção à Dengue que, no final do ano, contribuiu para uma sensível redução dos casos da doença na cidade. Além da visita casa a casa, palestras nas escolas e mobilização da comunidade foram realizadas pelos agentes de Saúde.

Participaram do encontro os padres Fábio Rosário (Paróquia São Judas Tadeu), Ely Rosa (Nossa Senhora Aparecida), Miguel Ángel (São José) e Luiz Fernando (Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças), além de representantes da Pastoral Fé e Política.

Relacionados