Prefeitura amplia Horta Escolar para 15 escolas de Itapevi

A Prefeitura de Itapevi anunciou, nesta sexta-feira (22), a ampliação do projeto Horta Escolar Conexão Alelo, uma parceria com a ONG Conexão – Serviço de Integração Social e a empresa Alelo. 

O evento aconteceu no Cemeb Cecília Belli, no Jardim Portela.

Neste ano, a ação passa a atender 15 escolas municipais – em 2018, foram 10 as unidades contempladas pelo projeto-piloto, beneficiando cerca de seis mil alunos.  

Em 2019, a meta é atender 10 mil estudantes da rede municipal de ensino. 

O objetivo do Horta Escolar é estimular o envolvimento das crianças no plantio e melhorar os hábitos alimentares da população por meio de ações interativas, que motivem as famílias a fazerem escolhas mais conscientes, além de desenvolver práticas sustentáveis.

“O projeto oferece oportunidades para que nossas crianças participem pessoalmente deste processo e se tornem multiplicadores desta ideia no ambiente familiar”, disse o prefeito Igor Soares, no lançamento da ação.

Os estudantes irão aprender sobre hábitos alimentares saudáveis com palestras, oficinas de reaproveitamento de alimentos e a criação de hortas ecológicas com utilização de materiais recicláveis.

Fazem parte do projeto os cemebs Governador André Franco Montoro, Bemvindo Moreira Nery, Prof. Carlos Ramiro de Castro, Cecilia Belli, Prof. Irany Toledo Moraes, Jornalista João Valério de Paula Neto, Dona Maria Roncagli Michelotti, Mario Tomaz de Oliveira, Papa João Paulo II, Presidente Tancredo de Almeida Neves, Cândido Portinari, Emília Rossi Luigi, Neusa Marques Lobato, Maestro Gilberto Pinho e APAE.

Estas escolas receberão material necessário para a montagem dos canteiros, sementes e mudas para o plantio, além de cartilhas educativas sobre o assunto. 

 

Como funciona

O projeto estabelece que cada escola crie um Grupo de Apoio Escolar (composto por professores, merendeiras, direção e coordenação pedagógica) para o desenvolvimento da ação. 

Os profissionais receberão capacitação específica e também criarão um grupo de 40 alunos que são chamados de multiplicadores, que tem a finalidade de ampliar os conhecimentos aprendidos para os demais colegas.

A equipes montam seus canteiros e hortas com hortaliças e temperos em local designado pela escola, sendo realizada com acompanhamento da direção da escola e sob a monitoria e orientação de professores e de agentes facilitadores. 

Os espaços de cultivo da horta escolar serão cuidados semanalmente pelos estudantes, Grupo de Apoio Escolar sob a orientação dos facilitadores.

Estão previstas também ações de voluntariado e de colheitas, nas quais os estudantes poderão degustar (em casa e/ou na escola) os alimentos colhidos e desenvolver receitas com os alimentos cultivados. 

Os alunos ainda são estimulados a pesquisar sobre o tema e discutir em sala de aula e com familiares o aprendizado obtido.

“A iniciativa desperta nos alunos hábitos de uma alimentação saudável e a fazerem melhores escolhas em relação à sua alimentação”, afirmou a diretora da ONG Conexão, Cleusa Armezindo dos Santos. 

“O projeto Horta Escolar Conexão Alelo desenvolve práticas sustentáveis e prazerosas de plantar, cuidar, colher e consumir alimentos sem agrotóxicos, benéficos a sua saúde”, disse Cleusa.

O Horta Escolar é desenvolvido desde 2014. A iniciativa já foi implementada nas cidades de Carapicuíba, Barueri e Jandira. A estimativa é de que 100 mil pessoas foram impactadas, entre pais, familiares e comunidade. 

Relacionados