Prefeitura amplia atendimento do Sorriso Móvel para escolas estaduais

Criado pela Prefeitura de Itapevi para, inicialmente, atender escolas municipais, o Sorriso – Unidade Móvel Odontológica teve os serviços ampliados para atender também os alunos dos 6º e 7º anos matriculados na rede estadual de ensino.

A escola José Sérgio Pereira, no Parque Suburbano, foi primeira unidade estadual a ser visitada, no dia 16.  Nesta semana, a visita foi programada nas escolas Cândido Marechal Rondon, no Centro, e José Theotônio dos Santos, em Ambuitá. Cerca de 900 crianças serão atendidas nestas três unidades.

Até o final do mês, três escolas receberão a unidade móvel.  “O nosso objetivo é oferecer atendimento odontológico de qualidade ao maior número possível de crianças e adolescentes de Itapevi”, diz o prefeito Igor Soares. 

A van adaptada é composta por uma equipe formada por dentistas, auxiliar e profissional de enfermagem. Os serviços oferecidos são limpeza, curativos em pequenas cáries, orientação de higiene oral e escovação. Neste ano, nove mil crianças, matriculadas em 21 escolas estaduais, serão atendidas pelo programa. 

A parceria da administração municipal com a Diretoria Regional de Ensino foi firmada no dia 10 de abril.  Além das escolas estaduais, o calendário segue normal nas unidades da rede municipal. Neste mês, já foram visitados os Cemebs Dimarães Antonio Sandei, Antonio Oliveira da Cunha e Cecília Beli.

Programa Inédito

Em 2017, o Sorriso atendeu cerca de 18 mil crianças matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino. Inédito na cidade, o serviço foi criado em junho de 2017 pela Prefeitura.

Os casos mais complexos de avaliação clínica e diagnóstico bucal são direcionados às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para acompanhamento. Entre o período de triagem médica até o encaminhamento da Unidade Móvel para as UBSs, este processo costuma levar de 30 a 45 dias.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, de acordo com programação estabelecida pela coordenação de Saúde Bucal do município. 

Outras unidades

Além do Sorriso Móvel, a Prefeitura de Itapevi inaugurou em março deste ano o Sorriso Especial, exclusivo para pessoas com deficiência. Ele funciona no Centro de Reabilitação de Itapevi (Avenida Pedro Paulino, 1180 – Cohab II), conta com sala adaptada e ar-condicionado e tem capacidade para a realização de 100 atendimentos mensais.

Antes, em janeiro, a Prefeitura também lançou o Sorriso Mulher, serviço de saúde preventiva que funciona no Centro de Referência da Mulher (av. José Michelotti, 194, Cidade Saúde) e prioriza o atendimento de gestantes, bebês de 0 a 4 anos e mulheres vítimas de violência. O espaço realiza exames pré-natais odontológicos e tem capacidade para atender aproximadamente 120 mulheres por mês.

 

Relacionados