Prefeitos do CIOESTE debatem políticas públicas com secretário da Saúde, David Uip

O secretário de Estado da Saúde, David Uip, recebeu prefeitos e representantes das cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal Oeste de São Paulo (CIOESTE), na segunda-feira (29). Os prefeitos relataram ao secretário as dificuldades que os munícipes da região têm encontrado no atendimento de saúde quando o encaminhamento é destinado aos hospitais de referência do Estado.

O encontro, agendado pelo deputado estadual Geraldo Cruz, foi acompanhado pelo presidente do consórcio, Jorge Lapas (Osasco), por secretários de saúde das cidades, e pelos prefeitos Sérgio Ribeiro (Carapicuíba), Geraldo Teotônio (Jandira) e Jaci Tadeu (Itapevi), que ressaltou a necessidade de maiores investimentos estaduais nos municípios para melhor atender às demandas da população.

“Temos um Pronto Socorro Municipal que vem atuando muito além de sua definição, realizando inclusive pequenas cirurgias. Além disso, Itapevi segue investindo mais que a lei exige, em função da necessidade de se cobrir lacunas abertas pela falta de investimento estadual”, comentou Jaci Tadeu, apresentando uma situação comum a todos os municípios do CIOESTE.

Outra demanda em comum dos municípios é a redução do número de leitos nos hospitais de referência, geridos pelo Estado, que acabam por aumentar a espera nos pronto-atendimentos das cidades. Alegando dificuldades orçamentárias das contas do Governo do Estado, David Uip explicou que está havendo um contingenciamento dos gastos com investimentos e custeio. “Como cortar despesa de custeio é mais difícil realizar por conta de disponibilização de serviço ao cidadão, a previsão de investimentos para esse ano é de paralisar todas as obras e postergar o início de novas” explicou David Uip.

Outro ponto da pauta foi a participação do Governo do Estado na partilha de custeio de programas como SAMU e UPA’s construídas na região Oeste. Como resposta, David Uip explicou que o Estado já oferece política de atendimento de urgência, e que não faz repasses às cidades que aderiram ao SAMU. Quanto às UPA’s, não há previsão no orçamento do Estado de São Paulo para auxiliar os municípios que decidiram pela construção de UPAs em seus territórios.

Relacionados