Prefeito Jaci Tadeu apresenta balanço de governo a lideranças católicas de Itapevi

Atendendo um compromisso com a comunidade católica de Itapevi, o prefeito Jaci Tadeu apresentou, na quarta-feira (10), uma prestação de contas dos 29 meses de sua gestão à frente da Prefeitura. Durante o encontro, realizado na Comunidade Kolping Cristo Rei, Jaci traçou um comparativo entre o que está previsto em seu plano de governo, projetos em andamento, planos futuros e o que já foi realizado.

A reunião foi organizada pela Pastoral Fé e Política das igrejas católicas de Itapevi. Jaci Tadeu destacou a importância da reunião. “É essencial que esse tipo de ação seja uma prática dos governantes, pois é uma maneira de fazer um balanço real do que a cidade precisa, e como está o status de andamento ou conclusão dos projetos e serviços traçados no plano de governo”, disse o gestor.

Entre os temas apresentados, grande destaque para as ações de Saúde, como a entrega de três novas unidades (Jardim São Carlos, Jardim Santa Rita e Alto da Colina). Jaci Tadeu ressaltou que outros dois postos de saúde (no Jardim Rosemary e na Vila Santa Rita), além do Centro de Referência da Mulher, seguem em construção.

Jaci também falou da instalação da UPA 24h, que está em fase final e irá ampliar o atendimento emergencial na cidade. “Com a UPA 24h em funcionamento, moradores de Amador Bueno e região, por exemplo, poderão ser atendidos mais próximos de suas casas, com capacidade de 70% do fluxo de atendimento no PS Central, e os médicos que atuam no PS de Amador Bueno poderão atender a demanda do pronto socorro na Vila Cardoso, sendo remanejados”, explicou o prefeito.

Na área da Educação, foram inauguradas cinco novas creches e instaladas outras três unidades, ampliando o número de crianças atendidas, além da implantação de seis Creches Noturnas. Pensando em novas instalações, o prefeito priorizou a construção da nova sede do CEMEB Prefeito Romeu Manfrinato (EMIC), que oferecerá estrutura adequada para atender crianças com necessidades especiais.

De acordo com Jaci, a cidade conta com diversos projetos de infraestrutura e mobilidade urbana e segue em busca de recursos para execução. “São iniciativas importantes, que vão permitir que Itapevi mantenha um ritmo sustentável de crescimento”, avaliou o prefeito.

Uma das ações projetadas pelo prefeito já está em andamento. Foram iniciadas recentemente as obras de ligação entre a rodovia SP-29 e o Jardim Dona Elvira, que vai contribuir para desafogar o trânsito central, sendo uma alternativa para interligar o município ao bairro Jd. Vitápolis e região.

Entre os projetos concluídos que aguardam recursos para viabilização estão: uma alça viária ligando o viaduto José dos Santos Novaes ao Corredor Oeste; uma nova ligação entre a avenida Leda Pantalena e a rodovia Eng. Renê Benedito Silva; além de uma via de acesso ligando os pólos industriais de Itaqui e Ambuitá.

Mais investimentos

Em relação à questão habitacional, o prefeito deu destaque ao Programa de Habitação Popular, que permitiu ao município firmar parcerias para implantação de moradias populares. Uma dessas parcerias já está em andamento, com a construção de 181 moradias populares no bairro de Ambuitá. Além desse, outros empreendimentos estão na pauta de trabalho da Prefeitura, podendo totalizar 3210 unidades habitacionais, ofertadas para famílias com renda de até R$ 1.600.

Para fomentar a geração de empregos, a administração estabeleceu convênios com o Senai e está oferecendo capacitação a dezenas de moradores. Da mesma forma, a Prefeitura firmou com o Centro Paula Souza a criação de salas descentralizadas para oferta de cursos técnicos estaduais no município. A administração municipal também criou o Emprega Itapevi, portal de oportunidade para quem possui ensino técnico e superior, além do lançamento da Cartilha do Trabalhador, que serve de auxílio, com dicas importantes, para quem busca uma recolocação no mercado de trabalho.

No Meio Ambiente, a cidade estabeleceu parceria com duas cooperativas que realizam coleta seletiva, e instalou-se o Eco-Ponto, que viabiliza o recolhimento, triagem e o descarte correto de resíduos como restos de construção civil. A cidade também possui projetos de educação ambiental nas escolas, com o objetivo de passar às futuras gerações a importância de conservar os recursos naturais.

Para aumentar a segurança, a Prefeitura ampliou o número de câmeras de videomonitoramento, e reforçou o ‘Patrulhamento Aproximado’, que atende nove bairros. Para combater a influência das drogas entre os jovens de Itapevi, a Prefeitura também realiza projetos importantes de conscientização nas escolas.

A criação da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo permitiu que a administração iniciasse tratativas de convênios para implantação de projetos que evidenciem o potencial dos jovens itapevienses. Além disso, os cursos e atividades culturais mantidos pela Prefeitura mobilizam centenas de crianças, jovens e adultos.

O esporte também abre espaço para iniciantes e atletas em 17 modalidades esportivas. Para o futebol, a implantação do gramado sintético no Estádio Municipal ampliou a capacidade de realização de jogos. Um dos destaques para melhorar a qualidade de vida das pessoas, unindo esporte e saúde, foi a criação do Ambulatório de Obesidade, que conta com uma equipe multidisciplinar de atendimento e que já recebeu destaque nacional.

O encontro da Pastoral de Fé e Política contou com a presença dos secretários Walter Hasegawa (Desenvolvimento Urbano), José Americo Pereira Leite (Planejamento e Gestão), Ruth Banholzer (Governo), Argemiro Lage (Infraestrutura e Serviços Urbanos), Fábio Amaral (Finanças e Controladoria), Israel Marques (Trânsito e Transporte), Vicente Martins Bandeira (Negócios Internos e Jurídicos), Patrick Scheid (Receita), Kleber Maruxo (Segurança), Lilian Braga (Educação), Evangelista Limas (Meio Ambiente), Fábio Andrade (Administração), Sandra Mendes (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), Francisco Abreu (Habitação), Laila Chaluppe (Mulher), Dalva Amim dos Santos (Saúde), Joaquim Henrique (Esportes e Lazer), Ademir Vilhena (Cultura, Juventude e Turismo); dos vereadores Alexandre Rodrigues, Anderson Cavanha (Bruxão do Táxi), Claudio Lopes (Tico), Paulo Rogiério (Prof. Paulinho) e Luciano Farias; e dos padres Ely Rosa (Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Fábio Rosário (Paróquia São Judas Tadeu) e Luis Fernando Pazian (Paróquia Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças).

Relacionados