Prefeito Igor Soares assina lei em defesa dos animais durante 3ª Cãominhada de Itapevi

Foi um grande sucesso a 3ª Cãominhada de Itapevi, que aconteceu no domingo (23), e reuniu cerca de 500 pessoas e seus animais, na Praça 18 de Fevereiro. Na ocasião, oprefeito Igor Soares assinou a lei 2.574 de 2018, que dispõe sobre a proteção, defesa e controle de animais domésticos e silvestres na cidade.

“Esta lei é muito importante para garantir a segurança e a qualidade de vida dos animais da nossa cidade. A partir de agora, Itapevi é um dos poucos municípios do Estado de São Paulo a ter uma lei que defende e garante o direito dos nossos animais”, disse o prefeito.

Além da cãominhada e da assinatura do da lei, durante o evento, a Prefeitura manteve no local um posto de vacinação contra a raiva que vacinou 181 cães e 10 gatos que participaram das atividades.

A Feira de Adoção promoveu a adoção responsável de nove cães e quatro gatos que estavam abrigados no canil mantido pela administração municipal. Os animais adotados já são vacinados, castrados, vermifugados e avaliados clinicamente.

Durante o evento também foram arrecadados cerca de 450 quilos de ração animal. Parte da doação foi feita pelos participantes da cãominhada e parte foi doada pela empresa de ração Magnus. Os alimentos serão destinados aos protetores da cidade.

“Foi uma grande alegria participar de um evento tão especial quanto este e contribuir com a doação de alimento para os bichinhos necessitados. Fiz questão de trazer a Fifi para passear e interagir com os outros animais da cãominhada”, disse a estudante de direito Maria Alice Campos, dona de uma yorkshire marrom e preta, de cinco anos.

Durante o encontro, a população também recebeu orientação sobre o funcionamento da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, e pode esclarecer dúvidas sobre todos os serviços oferecidos pela pasta.

As primeiras 100 pessoas que chegaram à Praça acompanhadas de seus bichinhos ganharam camisetas personalizadas do evento.

Além da caminhada, diversas atividades foram realizadas, como a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal e exposição de animais para adoção pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi.

Os cães policiais do Canil da GCM fizeram demonstrações simulando sua rotina de trabalho, como faro de detecção de entorpecentes, corrida de obstáculos e comandos de obediência por voz.

Relacionados