Portela defende “Programa Parada Segura” em Itapevi

Buscando garantir maior conforto aos passageiros dos ônibus municipais de Itapevi e minimizar os riscos de violência, foi aprovado o Projeto de Lei 4/2016, de autoria do presidente da Casa de Leis, Julio Portela (PV), que pode estabelecer o “Programa Parada Segura” na cidade. Votado na última terça-feira, 12, a medida visa permitir o desembarque fora dos pontos em determinados horários.

Segundo a redação do projeto, os ônibus das 23 linhas municipais, das 22h às 6h, atenderão o pedido de desembarque dos ônibus, independentemente da existência de ponto no local indicado pelo usuário.

O serviço ocorrerá sempre que solicitado pelo passageiro, desde que haja condições de segurança para realização da parada do ônibus. “Às vezes simples medidas, como a que pretendemos implementar, podemos contribuir para evitarmos assaltos e outros tipos de violência”.

Vale ressaltar que o projeto não altera o itinerário das linhas municipais e não abrange os ônibus intermunicipais que circulam na cidade.

A parada segura existe em São Bernardo do Campo (SP), Distrito Federal (DF), Dourados (MS), Cuiabá (MT) e Campina Grande do Sul (PR). Nas cidades, o projeto contribui para reduzir ações criminosas em paradas de ônibus. O projeto será encaminhado para sanção ou veto do prefeito.

 

Relacionados