Parque Suburbano recebe mais um mutirão contra o Aedes neste sábado (4)

A Prefeitura de Itapevi realiza, neste sábado (04), o quinto mutirão de combate ao Aedes aegypti – mais uma vez no Parque Suburbano, que recebe a força-tarefa pela segunda vez.

As ações têm o objetivo de eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e conscientizar a população que o combate ao Aedes deve ser diário. Serão visitadas as seguintes ruas: Piauienses, Paulistas, Sulamericanos, Cariocas, Amazonenses, Acreanos, Brasileiros, Cearenses, Pernambucanos e Amazonenses.

O programa de combate ao Aedes acontecerá todas as semanas até abril, período em que a incidência do mosquito aumenta em todo o país. O trabalho é uma parceria das secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Saúde e Bem Estar e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

A campanha de combate ao Aedes aegypti iniciou-se na primeira semana de janeiro. Desde então, a administração municipal tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, realizando ações de rotina e mutirões nos bairros, distribuindo informativos e colocando banners e outdoors em pontos estratégicos da cidade.

Balanço

Equipes de limpeza e da operação Cata-Bagulho, que acompanham a ação, recolheram mais de 340 toneladas de entulho que, guardado em casa ou jogado na rua, poderia facilitar a proliferação do mosquito.

A campanha contra o Aedes aegypti visitou, neste ano, cerca de 9,6 mil casas de diversos bairros da cidade, eliminou 250 criadouros do mosquito e fez a colocação de tela em quase 200 caixas d’água. No período, Itapevi registrou 48 notificações de suspeita de dengue e dois casos confirmados. Foram registradas sete suspeitas de chikungunya e duas de zika vírus. Todas estão sendo apuradas, segundo a Secretaria de Saúde e Bem Estar.

Tecnologia contra o mosquito

No último dia 21, a Prefeitura de Itapevi lançou oficialmente o aplicativo para smartphones “Xô Aedes”. O objetivo é ajudar a população a combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chinkungunya.

O app está disponível para smartphones na Play Store, para usuários de celular Android, e na Apple Store, para quem usa iPhone. Com ele, o munícipe poderá apontar às equipes da Vigilância Epidemiológica a existência de criadouros. O aplicativo conta com sistema de geolocalização. As denúncias feitas pelo aplicativo serão direcionadas à Secretaria de Saúde e Bem Estar, que enviará equipes para eliminar os focos sinalizados.

O aplicativo também dá dicas de prevenção às doenças causadas pelo Aedes e mostra como entrar em contato direto com a Vigilância Epidemiológica de Itapevi (Rua Dimarães Antonio Sandei, 85, Vila Nova Itapevi – Telefone: 4773-2785 e 4774-5387).

Relacionados