Para conscientizar população, Prefeitura promove Semana da Água em Itapevi

A Prefeitura de Itapevi promove, entre os dias 18 e 22 de março, a segunda edição da Semana Municipal da Água. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a preservação de córregos e rios, o uso racional da água e a proteção ao meio ambiente.

As atividades têm início na segunda-feira (18), com uma visita à Estação de Tratamento de Água (ATA) do Morro Grande, em Cotia. Participam desta ação alunos do 5º ano dos CEMEBs Tarsila do Amaral e Florestan Fernandes, que irão conhecer o sistema composto pelo reservatório Barragem da Graça, e pelo reservatório Pedro Beicht que é alimentado pelos Rios Capivari e Cotia.

 

>>> Inscreva-se na Oficina de Captação de Água de Chuva (período da manhã)

>>> Inscreva-se na Oficina de Captação de Água de Chuva (período da tarde)

 

Na terça (19), nestas duas escolas acontece a gincana Limpando o Rio, também com os alunos dos 5º anos. O objetivo desta atividade é simular um rio poluído, utilizando material descartável. O rio será limpo pelos alunos que colocarão os materiais nos coletores adequados à coleta seletiva.

 

Na quarta (20), quem participa das atividades são os funcionários das equipes de manutenção da Prefeitura, que farão o curso Pesquisa de Vazamento de Água, no auditório da Secretaria de Educação. O curso vai capacitar a equipe de manutenção e serviços da Prefeitura de Itapevi, por meio de técnicas simples e objetivas de conhecimentos quanto à descoberta de vazamentos nas instalações hidráulicas dos prédios gerenciados pela administração pública, para permitir serviços de manutenção eficiente, evitando o desperdício econômico e do recurso natural.

 

Já na quinta-feira (21), os alunos da pré-escola dos CEMEBs Carlos Alberto Ferreira Braga e Profª Cristel Ruth Roch participam da contação de história O Garoto e os Segredos da Floresta – uma criação da equipe Gestão Ambiental – que aborda com fantoches e elementos interativos as fases do ciclo da água e sua importância para as formas de vida.

Para encerrar a semana, na sexta-feira (22), acontece a Oficina de Captação de Água de Chuva, evento aberto ao público em geral que acontece em dois horários no Ecoponto Rosemary (Rua Licínio Adelino da Costa, 151). Interessados em participar da oficina, de manhã, das 9h às 11h30 podem se inscrever aqui. Quem quiser participar à tarde, das 14h às 16h30, pode se inscrever aqui.

 

A oficina visa capacitar e incentivar a população na implantação de sistemas de captação e aproveitamento de águas pluviais em residências.

 

Data

Ação

Local

Público-alvo

18/03

Visita à estação de tratamento de água

ETA Morro Grande, Cotia

5º ano do CEMEB Tarsila do Amaral

5º ano do CEMEB Florestan Fernandes

19/03

Gincana “Limpando o rio”

CEMEB’s Tarsila do Amaral e Florestan Fernandes

5º ano

20/03

Curso “Pesquisa de vazamento de água”

Auditório da Secretaria da Educação

Equipe de manutenção das secretarias da PMI

21/03

Contação de história: O garoto e os segredos da floresta

CEMEB Carlos Alberto Ferreira Braga e Cristel Ruth Lung Roch

Turmas do pré-escolar

22/03

Oficina de captação de água de chuva

Ecoponto Rosemary

População no entorno da canalização

 

Relacionados