Operação Verão Itapevi limpa rios, córregos e afluentes da cidade

A Prefeitura iniciou, nesta terça-feira (28), a primeira etapa do projeto “Operação Verão”, uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos que consiste na limpeza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes em diversos pontos de Itapevi. Os serviços devem acontecer até o final de novembro e são executados com recursos do próprio município. Ao todo, o serviço cobre uma área de cerca de 8 quilômetros. 

Para combater e prevenir a cidade contra enchentes, técnicos da Prefeitura realizaram levantamento e mapearam estrategicamente áreas com maior incidência de alagamentos.

 “A ação é importante porque além de evitar alagamentos futuros, auxilia em questões preventivas de saúde pública, uma vez que evita doenças oriundas da margem de rios, dos córregos e de afluentes”, comenta o prefeito Igor Soares.

A administração iniciou a operação após receber licenças de autorizações da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

As intervenções tiveram início agora por conta do período de seca, ou seja, em que não há chuvas. Os trabalhos consistem na dragagem e limpeza realizada no fundo dos rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais.

Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários serão utilizadas duas máquinas PC escavadeiras hidráulicas, uma de braço longo, caminhões basculantes e uma retroescavadeira. Cerca de 10 homens trabalharão operando as máquinas durante a Operação.

Nas áreas onde não for possível acessar com maquinário, as equipes de zeladoria urbana compostas por cerca de 20 homens entrarão para realizar a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho.

O material recolhido será encaminhado para um local apropriado para um bota fora legalizado e autorizado para recebimento destes materiais.

Os trabalhos de limpeza e desassoreamento de córregos são realizados permanentemente em período sem chuvas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, essas intervenções mais sistemáticas ganham mais qualidade e notoriedade com as obras já em andamento e em fase de término dos piscinões do Jardim Vitápolis e Parque Suburbano. 

 “É importante também que os moradores nos ajudem mantendo sempre as áreas dos rios limpas e não descartando lixo e entulho nas beiras de córregos”, reforça o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Ramon Medrano de Almada.

Durante reuniões estratégicas, a Prefeitura definiu a limpeza e desassoreamento dos seguintes pontos da cidade:

– Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, próximo à rotatória da Cohab – ao lado do Supermercado Lopes (Ribeirão São João);

– Trecho final da Avenida Leda Pantalena, no Jardim Portela (Ribeirão São João);

– Jardim Portela até o bairro São Carlos (na região da empresa Ceval Alimentos S.A.) (Ribeirão São João);

– Jardim Santa Rita até o final do Jardim Sorocabano (conhecido como Vila dos Mineiros) (Ribeirão São João);

– Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, no Jardim Marina – em frente ao supermercado Paraná (córrego Jardim Marina);

– Estrada de Araçariguama, na altura da empresa Nova Ambiental (Ribeirão São João);

– Estrada do Sabiá, após a passagem de nível – Amador Bueno (Ribeirão São João);

– Rua José Valêncio – Jardim São Judas (afluente do Ribeirão São João);

– Rua das Rosas/Orquídeas – Jardim Alabama (afluente do Ribeirão São João);

– Rua Lafaiete Rodrigues – Jardim Vitápolis (afluente do rio Barueri Mirim);

– Parque Santo Antônio na divisa com Parque Suburbano (afluente do córrego Paim);

– Rua Luiz Reviglio – Vale do Sol (afluente do córrego Vale do Sol).

Relacionados