Operação Verão Itapevi limpa rios, córregos e afluentes da cidade

A Prefeitura iniciou, nesta quinta-feira (1º), mais uma edição da “Operação Verão”, uma iniciativa da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos que consiste na limpeza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes em diversos pontos de Itapevi. Os serviços devem acontecer até o final de novembro e são executados com recursos do próprio município. Ao todo, a operação cobre uma área de cerca de 8 quilômetros. 

Para combater e prevenir a cidade contra enchentes, técnicos da Prefeitura realizaram levantamento e mapearam estrategicamente áreas com maior incidência de alagamentos, entre elas a região central, Rainha, Vila dos Mineiros, Portela e São Carlos.

 “A ação é importante porque além de evitar alagamentos futuros, auxilia em questões preventivas de saúde pública, uma vez que evita doenças oriundas da margem de rios, dos córregos e de afluentes”, comenta o prefeito Igor Soares.

As intervenções tiveram início neste mês por conta do período de seca, ou seja, em que há poucas chuvas. Os trabalhos consistem na dragagem e limpeza realizada no fundo dos rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais e também nas margens dos rios.

Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários estão sendo utilizadas duas máquinas PC escavadeiras hidráulicas, uma de braço longo, oito caminhões basculantes e uma retroescavadeira. Cerca de 30 homens trabalham operando as máquinas durante a Operação, além de na limpeza das margens.

Nas áreas onde não for possível acessar com maquinário, as equipes de zeladoria urbana compostas por cerca de 20 homens entrarão para realizar a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho.

O material recolhido será encaminhado para um local apropriado para um bota fora legalizado e autorizado para recebimento destes materiais.

Os trabalhos de limpeza e desassoreamento de córregos são realizados permanentemente em período sem chuvas. De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, essas intervenções mais sistemáticas ganham mais qualidade. 

 “É importante também que os moradores nos ajudem mantendo sempre as áreas dos rios limpas e não descartando lixo e entulho nos córregos”, reforça o secretário de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Ramon Medrano de Almada.

Relacionados