Oficina encerra ações de conscientização da Semana da Água em Itapevi

Com a participação de 50 pessoas reunidas no Eco Ponto do Jardim Rosemary, uma oficina para ensinar técnicas de aproveitamento da água da chuva encerrou, nesta sexta (22), a programação da Semana da Água, iniciada pela Prefeitura de Itapevi na segunda-feira (18).

O calendário de ações teve objetivo conscientizar a população sobre a preservação de córregos e rios, o uso racional da água e a proteção ao meio ambiente.

A oficina desta sexta (22) foi realizada em parceria com professores e alunos do curso de Engenharia Ambiental das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), integrantes do Grupo de Extensão Universitária Academia dos Polinizadores.

“Trata-se de um sistema alternativo para economizar na conta de água e contribuir para otimização do uso dos recursos hídricos”, explicou o secretário de Meio Ambiente e Defesa dos Animais, Paulo Rogiério de Almeida.

“A preservação da água é fundamental para a continuidade da vida”, afirmou Almeida. “Nosso trabalho nas escolas e na comunidade mostra que, em Itapevi, é possível dar sustentabilidade ao uso desse líquido tão precioso a nossa existência”, disse.

Programação

As atividades começaram na segunda-feira (18), com uma visita à Estação de Tratamento de Água (ATA) do Morro Grande, em Cotia, que integra o sistema composto pelos reservatórios Barragem da Graça e Pedro Beicht, alimentados pelos Rios Capivari e Cotia. Participaram desta ação alunos do 5º ano dos CEMEBs Tarsila do Amaral e Florestan Fernandes.

Na terça (19), as duas escolas receberam a gincana Limpando o Rio, com a simulação de um rio poluído com material descartável. Ele foi limpo pelos alunos, que colocaram os materiais nos coletores adequados à coleta seletiva.

Funcionários das equipes de manutenção da Prefeitura participaram, na quarta (20), do curso Pesquisa de Vazamento de Água, no auditório da Secretaria de Educação.

Já na quinta-feira (21), os alunos da pré-escola dos CEMEBs Carlos Alberto Ferreira Braga participam da contação da história O Garoto e os Segredos da Floresta, que aborda com fantoches e elementos interativos as fases do ciclo da água e sua importância para as formas de vida.

Relacionados