Obras de macrodrenagem entre Governo Federal e Prefeitura de Itapevi se iniciaram em breve

Obras_canalizacao_Itapevi“Dentro de poucos dias será dado início as obras do Governo Federal para a canalização do rio Barueri-Mirim”, disse a prefeita de Itapevi, Dra Ruth Banholzer, em assembleia, realizada nesta última quinta-feira (23), no CEMEB Jardim Vitápolis, sobre a 1ª etapa da obra de macrodrenagem que será realizada na cidade.

Com a presença da população que vive no próprio bairro, próximo onde será dado início às obras, Dra. Ruth explicou um pouco sobre o andamento do projeto. “Graças a Deus e ao governo de nossa presidenta Dilma, por meio do PAC 2, Itapevi não mais sofrerá com as enchentes. Essa é uma obra que leva tempo; portanto, ela se inicia no meu mandato e terminará em outro, mas será concluída, sim, pois se trata de uma obra executada pelo Governo Federal”.

O secretário de Planejamento, e gestor geral da obra, José Américo Leite, acompanhado do engenheiro da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Ivan Henrique, falou sobre as características da obra, que vão desde estudos técnicos realizados nos terrenos até o desvio do leito durante etapas da obra.

“A obra gira, resumidamente, em torno de placas pré-moldadas, em formato de ‘L’, que serão interligadas e adaptadas ao curso. Ela será iniciada no Jardim Vitápolis devido sua densidade geográfica, porque é onde fica a parte mais baixa do rio. Este é um trabalho que se fará do término para o início do leito. Itapevi recebe um grande volume de água de municípios vizinhos, por isso esse projeto engloba a criação de três piscinões, a restauração de um e a canalização do córrego Sapiantã, atrás da Cohab, e do córrego Paim, que corta o Parque Suburbano ”, afirmou José Américo.

Dra. Ruth também ressaltou que, estando estabelecido em contrato e para que o mesmo possa ser cumprido, serão realizadas outras assembleias para esclarecer e transmitir as informações necessárias aos moradores dos locais alcançadas pelas obras, além de frisar que nenhum morador será retirado de sua casa por causa do serviço. “Estão dizendo por aí que famílias serão removidas de suas casas. Eu lhes garanto que este projeto foi realizado de acordo com que nenhum de vocês tenha que ser remanejado ou retirado de sua residência”, afirmou Dra. Ruth.

Também farão parte do projeto duas empresas responsáveis pelo auxílio de gestão às obras, além de atividades voltadas com relação ao meio ambiente, seguindo critérios estabelecidos pelas diretrizes do Ministério das Cidades, como, um das ações, a formação de 275 jovens para auxílio e orientação sobre estudos de meio ambiente e preservação voltadas à população local.

A macrodrenagem é um projeto antigo da administração de Dra. Ruth. No início de sua gestão, a prefeita determinou estudos técnicos para a solução dos problemas de inundação na cidade, alavancando em uma em uma parceria entre Prefeitura e União. Em setembro do ano passado, a prefeita Dra. Ruth assinou o convênio entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo Federal, por meio da Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 96.998.035,91, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, para execução das obras de drenagem no município.

Relacionados