Novos guardas de Itapevi e Jandira iniciam curso de formação profissional

curso_guarda_13Teve início, na manhã de segunda-feira (25), mais um curso voltado à formação de guardas municipais das cidades de Itapevi e Jandira. A aula inaugural, realizada no Espaço Cultural 930, em Itapevi, contou com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer, dos secretários municipais de Segurança Kleber Maruxo (Itapevi) e Paulo Muniz (Jandira), do vereador Paulo Rogiério de Almeida (Prof. Paulinho), do comandante da Guarda Municipal de Jandira, José Querato, e de outras autoridades.

De acordo com informações da Secretaria Municipal de Segurança, participarão do Curso de Formação um total de 19 guardas de Itapevi e 36 de Jandira. “Este é o terceiro curso que realizamos em parceria com a Prefeitura de Itapevi, totalizando 74 profissionais da cidade de Jandira. Teremos, ao final, 130 homens e mulheres capacitados, uma corporação maior que a Polícia Militar presente em nossa cidade, que possui 100 pessoas”, comentou o secretário de Segurança de Jandira, Paulo Muniz.

Durante quatro meses, os participantes aprenderão sobre técnicas operacionais, armamento, procedimentos gerais, radiocomunicação, civismo, história do município, língua portuguesa, direção defensiva, prevenção a entorpecentes, preservação ambiental, condicionamento físico, defesa pessoal, ordem unida, trânsito, direitos humanos e funções e atribuições da corporação.

“Queremos profissionais vocacionados, que usem esta farda azul com a maior dignidade e que sejam comprometidos com a instituição e com seu lema, ‘defender a vida humana’. Para isto o treinamento é amplamente rigoroso”, destacou o secretário de Segurança de Itapevi, Kleber Maruxo, acrescentando que, ao requisitar ajuda, a população não vê a cor da farda e quer ser atendida de maneira a suprir suas necessidades.

Representando a Câmara Municipal de Itapevi, o vereador Prof. Paulinho destacou os investimentos realizados pela administração municipal no tocante à segurança pública. “Em 2005, o espaço para a Guarda Municipal era apenas um quarto do que é hoje, que apresenta uma nova realidade para seus profissionais. Além da ampliação do espaço, houve geração de oportunidade para os guardas, que possuem hoje um Canil, uma Banda Musical, uma Central de Videomonitoramento e muitos outros benefícios”, disse o vereador.

Os investimentos realizados pela administração municipal revertem em uma confiança e admiração adquirida pela Guarda Municipal junto aos moradores. “Nossa Guarda Municipal é respeitada e valorizada pela população de Itapevi. É sempre a primeira a ser chamada pelos munícipes que sabem que serão bem atendidos por esta corporação”, ressaltou Dra. Ruth, acrescentando que a nova turma de formação sairá às ruas bem preparada.

Relacionados