Novo sistema de informações agilizará serviços de segurança em Itapevi

Implantacao_INFOSEGA Guarda Municipal de Itapevi já conta com um novo, moderno e ágil sistema de levantamento de informações.

Denominado de INFOSEG, o sistema é como uma rede que reúne informações de segurança pública dos órgãos de fiscalização do Brasil, através do emprego da tecnologia da Informação e comunicação. O objetivo é a integração das informações de Segurança Pública, Justiça e Fiscalização, como dados de inquéritos, processos, de armas de fogo, de veículos, de condutores e de mandados de prisão.

“Com este novo sistema, já podemos levantar rapidamente dados referentes a pessoas, armas e veículos. Isso fará com que possamos prestar um serviço de segurança ainda mais eficiente em Itapevi”, comenta o secretário municipal de Segurança, Kleber Ferreira Maruxo.

De acordo com Maruxo, até então as informações eram obtidas junto à Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Itapevi, o que muitas vezes dificultava o trabalho dos guardas municipais. “A partir de agora, tais informações são acessadas em um banco de dados de nível nacional de forma rápida e precisa. Isso demonstra que cada vez mais a Secretaria Municipal de Segurança vem adquirindo total independência do Governo Estadual e melhorando notavelmente o serviço prestado à população”, avalia o secretário.

A implantação do INFOSEG em Itapevi foi possível graças a um convênio firmado entre a administração municipal e o Ministério da Justiça, pela então prefeita Dra. Ruth Banholzer. O convênio tem duração de quatro anos, podendo ser renovado outras vezes pelo município.

Nessa quarta-feira (16), os agentes da Guarda Municipal que estão responsáveis por administrar o sistema na cidade se reuniram na base da corporação para receber orientações sobre o funcionamento da rede e os cuidados necessários. O prefeito Jaci Tadeu também esteve presente e reforçou seu compromisso em investir cada vez mais em Segurança Pública.

“Nos últimos oito anos, Itapevi recebeu inúmeros investimentos em Segurança Pública e meu compromisso é investir ainda mais. Este é um mecanismo que, sem dúvida alguma, vai melhorar muito o trabalho diário dos guardas municipais. Outras novidades serão anunciadas nos próximos meses”, afirmou Jaci Tadeu.

As informações armazenadas no INFOSEG, de acordo com a corregedoria da Guarda, são totalmente seguras e sigilosas, só permitindo o acesso por pessoas previamente registradas e que possuam senhas individuais.

A forma de alimentação dos dados na base do índice nacional do sistema é feita por uma solução de atualização real time, onde, à medida que a base de dados sofre uma atualização, é gerado um registro atualizado no Índice Nacional do sistema em tempo real.

Atualmente 25 estados já atualizam dessa forma e os 02 estados restantes já estão em processo final de adesão. Dessa forma a base de dados do índice nacional reflete a realidade das bases estaduais e as integra, facilitando o trabalho dos profissionais de segurança pública, justiça e fiscalização em todo o país.

Novas viaturas

Como mais uma ação em favor da segurança pública em Itapevi, o prefeito Jaci Tadeu prevê entregar no aniversário da cidade, comemorado no dia 18 de fevereiro, cinco novas viaturas e quatro motocicletas à corporação. As cinco motos e dois dos cinco veículos foram adquiridos com recursos próprios. Os outros dois automóveis são fruto de convênio com o Governo Federal.

 

 

Relacionados