Munícipes de Itapevi receberam a peça teatral “Cadelê meu bolo de roda?”

Peca_CiaOs munícipes de Itapevi puderam acompanhar a peça teatral “Cadelê meu bolo de roda?” – parte do projeto Cultura Caiçara –, e que, com apoio da Prefeitura, foi encenado pelos atores da Cia. 2 Palhaços, no Espaço 930, nas noites de sábado (16) e domingo (17).

O projeto Cultura Caiçara tem por objetivo mostrar a diversidade de costumes e crenças dessa cultura que vem, ao longo dos anos, se perdendo em meio ao crescimento urbanizado das cidades. Durante toda a encenação são usadas palavras típicas da região do Vale do Ribeira, além a efetiva interação dos atores com as danças e músicas do local, por exemplo.

O texto da peça foi baseado em uma pesquisa do cotidiano dos moradores caiçaras da região do Vale do Ribeira, e escrito por Paulo Brassachio e Juliê Faria que interpretam os personagens Juju e Pardal. O bolo de roda, que dá nome à peça, é um prato típico da culinária caiçara, muito apreciado por turistas de todas as regiões.

Os caiçaras também utilizam certas expressões, como: “Cadêle”, que vem da junção de Cadê + ele. Portanto o nome da peça reafirma sua origem e objetivo de difundir a cultura.

Os munícipes puderam se emocionar ao longo da história de Juju – personagem que mora na beira do mar, e que leva uma vida típica de caiçara –, e Pardal – morador de cidade grande e com pouco contato com as raízes culturais. Quando esses dois personagens se encontram acabam trocando experiências que mudarão suas vidas.   

Relacionados