Mulheres de Jandira são homenageadas em ações culturais e sociais

A Prefeitura de Jandira está realizando uma ampla programação voltada ao Mês da Mulher – com uma série de atividades culturais, sociais e de saúde oferecidas gratuitamente ao público feminino. Ao longo da última semana, diversos eventos celebraram o Dia Internacional da Mulher (celebrado oficialmente em 8 de março).

Na quinta-feira (08/03), a Câmara Municipal realizou uma Sessão Solene, com a participação e discurso de mulheres de Jandira e região que representam os avanços dos direitos das mulheres e seus desafios na sociedade. Já na sexta-feira (09/03), funcionárias da Prefeitura acompanharam uma palestra sobre a Lei Maria da Penha – que estipula ações preventivas e de combate à violência doméstica. Ministrada pela Guarda Municipal, a palestra incentiva a denúncia de maus tratos e ameaças contra a segurança da mulher em seu lar.

O ponto alto da celebração aconteceu no último sábado (10/03), na Praça Aniello Gragnano. Durante o dia, centenas de mulheres de Jandira tiveram acesso a um ‘Dia da Beleza’ e atividades sociais, esportivas, culturais e de saúde. Denominada “Mega Evento em Homenagem às Mulheres”, a ação – que contou com a presença do prefeito Paulo Barufi e da primeira-dama Márcia Barufi – também foi marcada por orientações sobre empreendedorismo e direito do consumidor.

“Ações como esta reforçam nosso desejo de que não haja mais diferença entre mulheres e homens em nossa sociedade, sendo todos tratados de forma igual, com direitos e oportunidades iguais. Na Prefeitura, já adotamos essa postura, tendo mulheres em diversas posições de destaque, como diretoras, secretárias e lideranças, com grande capacidade e qualificadas”, ressaltou o prefeito Paulo Barufi.

Além da palestra sobre prevenção a violência, moradoras de Jandira também podem receber importantes informações sobre temas como empoderamento feminino a partir da economia e empreendedorismo social. Neste mês, também tiveram início cursos voltados a mulheres: tranças-afro (06/03) e design de sobrancelhas (07/03). Outro curso de qualificação a ser iniciado é o de informática (19/03).

“Estas iniciativas têm o objetivo de valorizar o cada vez mais importante papel da mulher na sociedade. Já tivemos grandes conquistas ao longo do tempo, mas ainda temos muito o que obter em termos de igualdade social perante os homens”, destacou Márcia Barufi, diretora de Políticas para a Mulher e Igualdade Racial, responsável pela organização dos eventos.

Outras ações importantes são a realização dos exames de Papanicolau, em todas as unidades de saúde de Jandira, e apresentação de palestras motivacionais ao público feminino no CRAS e NIC’s da cidade. A programação completa encontra-se no site da Prefeitura (www.jandira.sp.gov.br).

Relacionados