Moradores de Itapevi terão duas novas áreas de lazer e recreação ecológica

Areas_ambientais_recreacaoO início deste mês foi marcado pela Semana do Meio Ambiente que apresentou uma série de atividades educativas e ecológicas que reuniu adultos e crianças, e foi destinada a conscientização da população a preservação dos recursos naturais.

Prosseguindo com ações voltadas ao tema, a Secretaria do Meio Ambiente de Itapevi confirmou a instalação de novas duas áreas que serão completamente revitalizadas e transformadas em miniparques.

De acordo com a pasta, os dois espaços estão localizados no Parque Wey. Na rua Penélope, por exemplo, as obras já começaram ao lado de uma quadra construída recentemente. O projeto prevê a implantação de instalações necessárias para captação e condução de águas pluviais, como tubulação de concreto. Além da recuperação da área, está prevista a construção de passeio público e alambrado metálico, assim como plantio de mudas de árvores. Quando a área, de aproximadamente 10 mil m², estiver arborizada vai possibilitar a prática de esportes e lazer em meio a um ambiente dotado de ar puro. 

O secretário do Meio Ambiente, Evangelista Limas, explica a importância de áreas como essa para a cidade. “Além de manter as nascentes bem cuidadas e com isso garantir nossos recursos hídricos por muito mais tempo, esses espaços trarão mais qualidade de vida aos moradores e animais, como pássaros, que frequentam os locais. Serão duas áreas muito importantes para a prática de esportes e de lazer, principalmente aos finais de semana”, observou o secretário.

O outro espaço que deve ser revitalizado se encontra na rua Paloma, próximo a uma das creches municipais em construção, localizada na rua Rodolpho Voight. A autorização para início das obras foi confirmada há algumas semanas pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental  (Cetesb). De acordo com a secretaria, o terreno com pouco mais de 5 mil m² será transformado numa área de recreação ecológica. O espaço  também passará pelas etapas do outro projeto já em andamento, com a recuperação das nascentes, e também será transformado em mais uma alternativa de lazer para os moradores.

O prefeito Jaci Tadeu destaca a necessidade de locais propícios à prática de atividades físicas em Itapevi. “A implantação de áreas ecológicas na cidade é imprescindível para garantir que os munícipes tenham mais espaços para praticar esportes em locais apropriados. Por isso, não economizaremos esforços para que essas áreas sejam devidamente construídas e mantidas para garantir o bem-estar de todos”, finalizou o prefeito. 

Parque Ecológico

Além dos dois terrenos, está em fase de negociação a aquisição de uma área em Itapevi de quase 1 milhão de metros quadrados, pertencente à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab). No local, deverá ser instalado um grande parque ecológico e habitações para realocação de seis mil famílias da cidade. Atualmente, a área está inutilizada e encontra-se totalmente degradada.

Para que isso seja possível, o terreno deverá ser entregue como pagamento de uma antiga dívida da Cohab de São Paulo para com o município de Itapevi no valor de R$ 1,2 milhão. A quitação da dívida deve ser realizada através do processo de Dação em Pagamento, que é justamente a entrega de um bem que não seja dinheiro como forma de pagamento de um débito.

A transferência da posse do imóvel está em fase de tratativas entre as Prefeituras de Itapevi e de São Paulo. Recentemente, o vice-prefeito Fláudio Azevedo esteve em reuniões com representantes da Cohab e da Prefeitura da capital, e mostrou-se confiante na resolução rápida da questão. “O prefeito Fernando Haddad tem mostrado interesse em regularizar a situação de todas as Cohab’s; e no caso de Itapevi ele se comprometeu a atender o nosso pleito o mais rápido possível, uma vez que é de grande necessidade da nossa população”, ressaltou Fláudio.

Relacionados