Moradores de Itapevi concluem cursos profissionalizantes do Programa Via Rápida

O CEMEB Tarsila do Amaral, em Itapevi, sediou na noite de quarta-feira (20) a formatura dos cursos profissionalizantes do programa Via Rápida. Realizados em parceria entre a Prefeitura de Itapevi e o Governo do Estado, os cursos de panificação, comércio varejista, logística básica e auxiliar administrativo garantiram a qualificação de 60 moradores de Itapevi, que obtiveram mais ferramentas para inserção no mercado de trabalho.

As parcerias visando qualificação profissional foram elogiadas pela secretária de Governo, Ruth Banholzer. “Sabemos que para enfrentar as dificuldades econômicas atuais, é necessário buscar a qualificação profissional. Dessa forma, a Prefeitura sempre buscará essas parcerias junto ao Estado e ao SENAI, para apoiar os moradores na empregabilidade”, destacou Ruth.

Os cursos foram ministrados nas dependências da escola e na carreta do programa, que ficou estacionada na frente da unidade entre dezembro e janeiro. Professores vinculados à ETEC Braz Paschoalin de Jandira e à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação desenvolveram o curso junto aos moradores inscritos.

Novas parcerias entre o Governo do Estado e a Prefeitura serão formadas em breve, pela intermediação do deputado estadual Igor Soares. “Nossa luta é trazer mais cursos de qualificação para a cidade. Por essa razão, formalizei junto à Secretaria o pedido de inclusão de Itapevi no programa Maratona da Qualificação, que vai disponibilizar quatro carretas do Via Rápida de forma simultânea”, anunciou o parlamentar.

O prefeito Jaci Tadeu falou sobre o crescimento da cidade e a necessidade da qualificação da mão de obra local. “O aumento da geração de empregos na cidade é fruto da grande ocupação industrial e comercial ocorrida nos últimos anos. O desafio hoje é a profissionalização dos moradores, para que ocupem as vagas surgidas na cidade. Parcerias como essa são fundamentais para manter o crescimento econômico de Itapevi”, finalizou o prefeito.

Participaram da formatura os secretários municipais dr. Paulo Rogiério (Saúde), Lilian Braga (Educação) e Sandra Mendes (Desenvolvimento Econômico e Trabalho), a vereadora Inácia Nunes, o coordenador do Programa Via Rápida, Marco Antonio da Silva e a diretora da ETEC Braz Paschoalin de Jandira, Iracema Ricci.

Relacionados