MEIO AMBIENTE É TEMA DE DIVERSAS ATIVIDADES EM ITAPEVI

Ruth_semana_meio_ambiente-7683931Visando ações de preservação do meio ambiente de Itapevi a Prefeitura realizou nos últimos dias a Semana do Meio Ambiente. Contando com uma série de atividades relacionadas à questão ecológica, a programação foi marcada por ações como coleta de entulho, aplicação de projetos de reciclagem e plantio de árvores.

Na abertura dos trabalhos, na segunda-feira (1), a Prefeitura apresentou oficialmente a Cartilha de Educação Ambiental, produzida pelo Instituto Ambiental Brasil e empresas da cidade, que receberam das mãos da prefeita Dra. Ruth Banholzer certificados de Empresa Amiga do Meio Ambiente. “Cada vez mais, os problemas ambientais são pauta de debates em todo o mundo. É hora de agirmos e valorizarmos todas as ações que contribuam para a proteção de nossa fauna e de nossa flora”, comentou Dra. Ruth.

A reunião foi realizada na Secretaria de Educação e Cultura e também foi marcada pela apresentação do projeto de reciclagem de óleo saturado que será implementado em escolas municipais. De acordo com o biólogo Fernando Campos, inicialmente serão instalados recipientes nas cozinhas das escolas municipais dos bairros Vila Dr. Cardoso e Jardim Vitápolis, onde serão depositados os óleos de cozinha usados.

Ruth_semana_meio_ambiente2-7420661Nos dias posteriores, a Secretaria do Meio Ambiente implementou o projeto itinerante Mutirão Cata-Bagulho, que percorreu os bairros Jardim da Rainha, Jardim Julieta e Vila Nova Itapevi, coletando madeiras, metais, móveis, pneus e outros objetos em desuso descartados pelos moradores desses bairros, que poderão ser reciclados.

De acordo com o secretário da pasta, Evangelista Limas, os materiais angariados serão destinados à Cooperativa de Produção dos Catadores de Material Reciclável de Itapevi, que os encaminhará às empresas de reciclagem. “A sociedade se habituou a não se preocupar com aquilo que é descartado no seu dia-a-dia. Muitos materiais podem ser reutilizados, poupando a natureza e facilitando a vida do cidadão. O Mutirão ajudou a disseminar esta idéia e foi um verdadeiro sucesso”, avaliou o secretário.

Ruth_semana_meio_ambiente3-7823771Na terça-feira (2), estudantes do CEMEB Bemvindo Moreira Nery e participantes do Centro de Convivência do Idoso visitaram a Estação de Tratamento de Água da cidade de Cotia, onde puderam acompanhar o processo de transformação da água dos rios e mananciais em água potável, própria para o consumo da população. A programação ainda teve a realização de uma oficina por parte da SABESP, sobre o uso racional da água, voltada a 350 alunos do CEMEB Jardim Vitápolis, na quarta-feira (3).

Integrantes do programa Conexão Jovem fizeram uma visita à Reserva Ecológica Vila Verde, no condomínio Transurb, na quinta-feira (4). Os jovens aprenderam sobre o serviço de soltura de animais silvestres em um dos poucos locais autorizados pelo IBAMA em São Paulo para esta ação. Além disso, os estagiários acompanharam uma palestra sobre maus-tratos aos animais.

A Semana do Meio Ambiente foi encerrada com o plantio de mudas de árvores em escolas municipais, na sexta-feira (5). A prefeita Dra. Ruth acompanhou o serviço realizado por alunos do CEMEB Bemvindo Moreira Nery e funcionários do Viveiro Municipal. Nesta escola, no CEMEB Monteiro Lobato e na EM José dos Santos Novaes foram plantadas mudas de resedá, aroeira salsa e acácia.

Relacionados