Leão resgatado de circo em MS ganha nova casa: O Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos!

alex_leoDo G1, em São Paulo

Leão ‘Alex’ vai ser levado para santuário ecológico em Cotia (SP)

O leão apreendido pela Polícia Militar Ambiental (PMA) em São Gabriel do Oeste (MS), no último sábado (4), deve ganhar nova casa na próxima semana. A Associação Santuário Ecológico Rancho dos Gnomos (Aserg), em Cotia (SP), deve enviar equipe para buscar o leão na próxima quinta-feira (16). O animal recebeu o nome de Alex.

“Esse nome será mantido em homenagem ao promotor de Justiça Alexandre Lacerda, que tanto se empenhou para retirar o leão do circo”, disse Marcos Pompeu, criador da Aserg. Segundo Pompeu, o local já abriga 13 leões e um tigre, todos resgatados de circos.

O promotor de Justiça de São Gabriel do Oeste, Alexandre Magno Lacerda, disse que entrou em contato com diversas entidades e zoológicos. “Tínhamos boas referências da Aserg. Liguei, conversei com o responsável, e eles aceitaram”, afirmou.

De acordo com Lacerda, o leão, provisoriamente abrigado no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (Cras) em Campo Grande, mostra boa recuperação. Quando foi resgatado, ele estava debilitado e com diarréia. “Ele já se alimenta bem e está tomando suplementos vitamínicos”, disse o promotor.

Prova da recuperação é que Alex já começa a impor respeito na casa provisória. “Os funcionários do Cras disseram que quando os outros animais começam a fazer barulho, o leão ruge e, na mesma hora, fica tudo em silêncio, todos com medo dele”, afirmou Lacerda.

Resgate

O leão foi resgatado do circo depois que Lacerda recebeu denúncia informando que o animal era vítima de maus tratos. Ele estava preso em uma jaula de dois metros por quatro metros, estava fraco e teve as garras e presas serradas.

Segundo Lacerda, o circo não tinha documentação para manter o leão. “O dono do circo apresentou documentos que regularizavam a situação de apenas dois outros leões, mas este não poderia fazer parte”. Os dois leões não foram localizados. O promotor informou ainda que o circo foi multado pelo Ibama e pela Polícia Militar Ambiental.

Fonte: G1

(Foto: Alexandre Lacerda/MPE-MS)

Relacionados