Jovens nascidos em 1994 devem se alistar na Junta de Serviço Militar

Alistamento_MilitarO processo de alistamento para jovens que completam 18 anos em 2012 já começou.

Desde o início de Janeiro, os jovens do sexo masculino, nascidos no ano de 1994, devem comparecer a Junta de Serviço Militar para realizarem o alistamento.

Para realizar o processo de alistamento é necessário a apresentação da certidão de nascimento, RG e CPF, comprovante de residência – todos os documentos originais –, e duas fotos 3X4 (com barbas e cabelos aparados e sem acessórios).

De acordo com informações da Junta Militar, quem não se alistar estará em débito com o Serviço Militar e será considerado alistado fora do prazo. Neste sentido, o jovem fica impedido de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outras dificuldades.

A convocação, exames e seleção para incorporação no serviço militar são feitos em fases estabelecidas pelas Forças Armadas. A primeira fase é a do alistamento, seguida pela seleção, que prevê a convocação dos jovens para testes. Os reprovados nessa fase recebem o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), em cerimônia na qual se comprometem a se apresentar em casos de convocação.

A Junta de Serviço Militar está localizada na rua Escolástica Chaluppe, 62 – Centro. O atendimento aos jovens é realizado de segunda à sexta-feira das 8h às 11h30.

Relacionados