JOVENS DE ITAPEVI PRESTAM JURAMENTO À BANDEIRA

juramento__bandeiraPMI_2Em cerimônia oficial realizada no Ginásio Municipal de Esportes, na manhã de terça-feira (21), cerca de 1200 jovens itapevienses nascidos no ano de 1991 prestaram juramento à Bandeira Nacional. O juramento é parte das obrigações militares inerentes aos brasileiros do sexo masculino, durante o qual os jovens que completam 18 anos participam do período de alistamento militar, e são dispensados da incorporação inicial ao Serviço Militar, assumindo o compromisso de atender às convocações das Forças Armadas, em caso de necessidade.

De acordo com a Junta Militar, anualmente participam das fases de alistamento – entre janeiro e abril – cerca de 1,6 milhão de brasileiros, nas mais de 5.300 Juntas de Serviço Militar espalhadas pelo território nacional, representando um amplo e democrático processo de recrutamento, que independe de raça, poder econômico ou credo religioso.

 A cerimônia em Itapevi contou com a presença da prefeita Dra. Ruth Banholzer, do presidente da Câmara Municipal de Itapevi, Marcos Ferreira Godoy (Teco), do delegado da 3.ª Delegacia do Serviço Militar, capitão José Antonio Ribeiro de Carvalho, dos vereadores Fláudio Azevedo Limas, Roberval Luis Mendes da Silva, Adilson Peres e Cláudio Dutra Barros. Também participaram do evento os secretários Edgard José Fiusa (Educação e Cultura) e Odilon Repasch (Esportes e Lazer), o chefe de Gabinete, Dorval Rodrigues e o subcomandante da Guarda Municipal de Itapevi, Eduardo dos Santos.

 “Prometo estar sempre pronto a cumprir com as minhas obrigações militares, inclusive a de atender às convocações de emergências e, na esfera de minhas atribuições, a dedicar-me inteiramente aos interesses da pátria”, disseram os jovens dispensados durante o Juramento. Após a declaração, os jovens receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), documento que comprova que estão quites com o serviço militar, apto a obter documentos como passaporte ou participar de concursos públicos.

 Durante o evento, a Banda de Música do 4.º Batalhão de Infantaria Leve (BIL) do Exército Brasileiro, regida pelo capitão José Eduardo Leonardo, executou canções populares e temas musicais de filmes como ‘Rocky’ e ‘Missão Impossível’, demonstrando grande qualidade técnica e animando os presentes, além do Hino Nacional Brasileiro.

 O presidente da Câmara Municipal, Marcos Godoy (Teco), felicitou aos jovens pelo compromisso assumido e aos representantes das Forças Armadas, pela importância na defesa do país. “Sabemos que estamos todos muito bem guardados e protegidos pelo Exército Brasileiro, que desempenha um grande papel na manutenção da soberania da nossa Pátria”, destacou o presidente.

juramento__bandeira_PMI1

 Em sua declaração, a prefeita Dra. Ruth, que também é presidente da Junta Militar de Itapevi, ressaltou o empenho da administração municipal em garantir opções na qualificação profissional dos jovens. “Nosso objetivo é oferecer oportunidades para que vocês ingressem no mercado de trabalho, por meio de ações como a implantação dos cursos técnicos federais de Administração e Informática em nossa cidade”, disse Dra. Ruth, que entregou a um dos jovens o Certificado de Dispensa de Incorporação.

 

Relacionados