JOVENS DE ITAPEVI PARTICIPAM DE JURAMENTO À BANDEIRA NACIONAL

Junta_MilitarCerimônia acontece na próxima terça-feira (21), às10h, no Ginásio Municipal de Esportes  

 Na próxima terça-feira (21), em ato cívico e patriótico, cerca de 1,3 mil jovens de Itapevi participarão da Cerimônia de Compromisso à Bandeira Nacional. Todos eles foram dispensados do Serviço Militar Inicial por excesso de contingente nos quartéis a que foram designados. De acordo com a Junta de Serviço Militar, a cerimônia tem como objetivo cumprir o artigo 217 do Regulamento da Lei do Serviço Militar que reza que “os brasileiros farão jus ao Certificado de Dispensa da Incorporação”.

 

 Os 1,3 mil munícipes completam 18 anos até o fim de 2009 e fazem parte de um contingente de quase 2 mil jovens que compareceram entre janeiro e abril à Junta de Serviço Militar para efetuar o alistamento obrigatório e foram dispensados após exames de seleção realizados pelo Exército Brasileiro, por meio da Junta. Nesta terça-feira (21), além de efetuarem o juramento à Bandeira Nacional, receberão o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI), se comprometendo, no entanto, a se apresentar em casos de convocações de emergência que se façam necessárias.

 A cerimônia acontece a partir das 10h, no Ginásio Municipal de Esportes, e deverá ser presidida pela prefeita de Itapevi, Dra. Ruth Banholzer. Também é esperada a presença de secretários municipais, vereadores e outras autoridades, como representantes da 3ª Delegacia de Serviço Militar. O Ginásio Municipal está situado à avenida Rubens Caramez, n° 1000, no Jardim Rosemary.

 Serviço Militar

Segundo informações do Ministério da Defesa, o Serviço Militar Obrigatório surgiu no Brasil em 1542, quando o sistema administrativo adotado era o das Capitanias Hereditárias e buscava permitir a defesa contra os inimigos estrangeiros e índios rebeldes. Em 1824, foi reafirmada a obrigatoriedade por meio do artigo 145 na Constituição.

 O jovem deve alistar-se no ano em que completar 18 anos na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência. O período de alistamento inicia no primeiro dia útil do mês de janeiro e vai até o último dia útil do mês de abril. Ainda de acordo com o Ministério da Defesa, o processo de seleção dos jovens ocorre, normalmente, de julho a outubro e leva em consideração aspectos físicos, culturais, psicológicos e morais.

Relacionados