Jogos Paradesportivos de Itapevi crescem 51% e reúnem 227 atletas

A Prefeitura de Itapevi realizou, nesta sexta-feira (18), a 5ª edição do Festival de Jogos Adaptados e Paradesportivos, no Ginásio de Esportes. O evento reuniu 227 competidores nas modalidades futsal, bocha, vôlei e três categorias de corrida (mobilidade reduzida, cadeira de rodas conduzida e cadeirante livre). O número representa um aumento de 51% em relação à edição de 2017, que contou com a participação de 150 atletas.

“A ação foi muito gratificante porque demonstra a inclusão, o engajamento do poder público, atletas e envolvidos direta e indiretamente no paradesporto”, explica Nilton Cardoso, professor do paradesporto de Itapevi e um dos responsáveis pela organização do evento, que foi assistido gratuitamente por quase 400 pessoas.

Além dos atletas do programa Mais Esportes, participaram do evento competidores das seguintes instituições: Grupo Nasce (Núcleo de Apoio Social ao Cantinho da Esperança) de São Paulo, SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Barueri, DI (Deficiência Intelectual) Sport Club Corinthians Paulista, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) Itapevi, APAE Cotia, ABDS (Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social) São Paulo, Associação Novo Começo – São Vicente (SP) e projeto Arco-Íris de Itapecerica da Serra.

Todas as organizações receberam troféus e os atletas participantes, medalhas. “Mais uma vez atingimos nosso objetivo de valorizar nossos atletas e demonstramos a importância em valorizarmos o ser humano. Foi fundamental durante o dia de competição notarmos o respeito, a tolerância e participação da sociedade”, completou Cardoso.

Mais Esportes

A população de Itapevi pode participar gratuitamente do Programa Mais Esportes, que oferece aulas em 20 modalidades em diversos pontos da cidade. O objetivo é formar atletas e oferecer oportunidades de inclusão social por meio do esporte. Atualmente, cerca de 3,4 mil crianças e jovens itapevienses estão inscritos em alguma das atividades do programa.

Há vagas para pessoas com deficiência intelectual nas modalidades futsal, tênis de mesa e atletismo. Já cadeirantes e portadores de doenças congênitas podem praticar tênis de mesa, bocha e atletismo. 

Para se inscrever em qualquer modalidade esportiva, o interessado deve ir diretamente ao Complexo Desportivo Educacional João Salvarani (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

No ato da inscrição, é necessário preencher uma ficha cadastral com os dados da criança, além de apresentar cópia do RG ou certidão de nascimento, foto 3×4, comprovante de endereço e laudo de liberação médico para prática esportiva.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4205-4464.

Relacionados