Jardim Vitápolis e Dona Elvira recebem mutirão contra o Aedes neste sábado (25)

A Prefeitura de Itapevi realiza, neste sábado (25), mutirão de combate ao Aedes nos Jardins Vitápolis e Dona Elvira. O objetivo da força-tarefa é eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e conscientizar a população de que o combate ao Aedes deve ser permanente.

No Vitápolis, os agentes de saúde e de limpeza estarão nas ruas Sideral, Lafaiete Rodrigues, Cecília Pereira Alves, Amerinda, Miraflores, José Roberto Walfredo, Pedro Valadares, Groelândia, Saigon, Osvaldo Francisco e Inglaterra.

A ação finaliza os trabalhos no bairro, que se iniciaram no sábado passado (18).

Já no Jardim Dona Elvira, serão visitadas as casas das ruas Carmem Silva de Almeida, José Rodrigues do Nascimento, Dacar, Jornalista Ruy Martins Meixedo, Copacabana, Peruíbe, Camboriú, Áureo Dias Silveira, Teodoro Salopa e Domingos Clementino da Rocha.

A campanha de combate ao Aedes começou na primeira semana de janeiro. Desde então, a administração municipal tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, realizando ações de rotina e mutirões nos bairros, distribuindo informativos e colocando banners e outdoors em pontos estratégicos da cidade.

Os mutirões acontecerão todas as semanas até abril, fim do período em que a incidência do mosquito aumenta em todo o país. O trabalho é uma parceria das secretarias de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Saúde e Bem Estar e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente.

Balanço

Este é o nono mutirão realizado pela Prefeitura, em 2017. Até o momento, equipes de limpeza e da operação Cata-Bagulho, que acompanham a ação, recolheram 514 toneladas de entulho, que guardado em casa ou jogado na rua, poderia facilitar a proliferação do mosquito.

A campanha contra o Aedes aegypti visitou, neste ano, cerca de 13 mil casas de diversos bairros da cidade, eliminou 300 criadouros do mosquito e fez a colocação de tela em 461 caixas d’água.

No período, Itapevi registrou 54 notificações de suspeita de dengue. Destas, dois casos foram confirmados, 29 descartados e 23 estão em investigação. Foram registradas oito suspeitas de chikungunya e duas de zika vírus. Todas estão sendo apuradas, segundo a Secretaria de Saúde e Bem Estar.

Relacionados