Jaci Tadeu vistoria obras de canalização, construção de pontes e do Centro de Referência da Mulher

“Temos diversas ações em andamento no município que, ao final, vão mudar para melhor a vida de milhares de pessoas em Itapevi, em setores como saúde e mobilidade urbana”, comentou o prefeito Jaci Tadeu, durante vistoria a obras em andamento na cidade, na quarta-feira (17), acompanhado do secretário de Planejamento e Gestão, José Americo Pereira Leite.

A principal ação realizada atualmente pela Prefeitura é a canalização do rio Barueri-Mirim. Iniciada em 2013, a obra é parte do amplo projeto de macrodrenagem mantido em parceria entre a administração municipal e a União. Estão sendo canalizados 4 km do leito do rio entre os bairros Cidade Saúde e Jardim Vitápolis.

Nesta semana, operários a serviço da Prefeitura implantam placas de concreto no rio, na altura do viaduto José dos Santos Novaes, no Centro da cidade. Com a medida, já estão concluídas 78% das obras no rio e a Prefeitura executa outra fase do projeto: a construção de pontes viárias sobre o leito em diversos bairros.

A primeira delas está sendo implantada entre as ruas Agostinho Ferreira Campos e Hermentino Belomi, no bairro Cidade Saúde. A ponte será de concreto, com largura de 11,60 metros, sendo 9 m para o tráfego de veículos e 2,60 m de calçada para pedestres. “Esta ponte ampliará o acesso de moradores e veículos ao Pronto-Socorro Municipal, à estação de trens de Itapevi e a bairros como Jardim Portela e Vila Nova Itapevi, com toda segurança e comodidade”, comentou o prefeito.

Além dessa, outras quatro pontes serão implantadas pela administração municipal, sendo duas no Jardim Vitápolis. Uma delas será na rua Ameríndia, que substituirá a existente que liga as duas partes do bairro, e a outra será entre as ruas Antártida e Lafaiete Rodrigues. No Jardim Dona Elvira, a ponte existente na rua Carmem Silva de Almeida será substituída por uma nova, projetada para comportar caminhões e veículos de grande porte, e terá largura de 29,60 metros.

“A última ponte faz parte do conjunto de obras do novo acesso viário, que sairá da rodovia PM Nelson Tranchesi (SP-29) e terminará na confluência entre as ruas Dacar e Carmem Silva, entre o bairro Jardim Vitápolis e Jardim Dona Elvira. Quando concluído, o novo acesso reduzirá em 30% o tráfego de veículos na região central de Itapevi”, salientou Jaci Tadeu.

Centro de Referência da Mulher

O prefeito acompanhou também as obras do futuro Centro de Referência da Mulher, que seguem em andamento na rua José Michelotti, ao lado do Pronto-Socorro Municipal. A unidade está sendo construída por meio de ação conjunta entre a Prefeitura e o Estado.

O prédio terá um total de 730 m² de área construída em quatro pavimentos, nos quais serão disponibilizados serviços de saúde, atendimento psicológico, jurídico e de assistência social às mulheres do município.

“Atualmente, seguimos com quatro grandes obras na área de saúde, que são as construções dos postos médicos do Jardim Rosemary e da Vila Santa Rita, da UPA 24 Horas e deste Centro de Referência da Mulher. Investimos 32% do orçamento em Saúde, grande parte em ações de infraestrutura, que melhorarão o setor em Itapevi”, ressaltou Jaci Tadeu.

Relacionados