Itapeviprev segue investindo em Políticas Públicas de Transparência

Desde 2002, os servidores da Prefeitura de Itapevi podem contar com o Fundo de Previdência de Itapevi (Itapeviprev). Criado pela Lei Municipal 17, de 27 de dezembro de 2002, o Fundo era um setor ligado à Secretaria de Administração. Em 01 de abril de 2013, com a Lei Complementar 64, tornou-se uma Autarquia – com autonomia para gerir recursos vindos da Prefeitura de Itapevi e aplicações.

O Itapeviprev é responsável por atribuir as remunerações em casos de aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuição ou compulsória) e pensão por morte. Atualmente a Autarquia conta com cerca de 600 pessoas entre aposentados e pensionistas.

A evolução patrimonial da autarquia é crescente. De acordo com o instituto, desde janeiro de 2005, passou de pouco mais de R$ 4 milhões para quase R$ 205 milhões em 2015.

No último ano o Itapeviprev locou uma nova sede, e de acordo com o Superintendente da Autarquia, Roberto Camal Rachid, o local de instalação do espaço foi pensado para facilitar o acesso dos servidores que usufruem dos serviços prestados. O prédio também possui toda estrutura de acessibilidade para receber cadeirantes, com rampas de acesso e banheiro adaptado.

“Escolhemos ficar ao lado do prédio da Prefeitura, Farmácia Popular e Bancos. Assim os idosos que vêm até nós, conseguem realizar outros serviços nos arredores e aproveitam para movimentar-se um pouco, mas sem precisar realizar longas caminhadas”, lembrou Camal.

Ainda de acordo com o Superintendente, os investimentos e aplicações realizados mostram a seriedade com que o futuro dos servidores é tratado pelo Itapeviprev. “Nós trabalhamos com relatórios e planilhas de forma transparente, para que todos saibam que terão uma aposentaria futura”, completou.

Vale ressaltar que a Autarquia só trabalha com bancos públicos. Desde 2012 está com a Caixa Econômica Federal e, anteriormente, trabalhou com o Banco do Brasil.

Para aproximar ainda mais os munícipes do Itapeviprev, a instituição está implantando um site. O www.itapeviprev.com.bré um portal transparente, onde estão contidos diversos dados como evolução patrimonial, outas informações.

No site também é possível encontrar a relação de documentos necessários para dar entrada nos requerimentos para aposentadoria e pensão. No espaço virtual ainda é possível ter acesso às políticas de investimento do Fundo e a Autorização de Aplicação e Resgate (APR). Ainda no site podem ser acessadas informações sobre os componentes dos conselhos administrativo e fiscal.

A instituição também mantém um comitê de investimentos formado por 3 membros, no qual 2 possuem certificação CPA-10 (curso sobre aplicações e investimentos, que aborda módulos como Sistema Financeira Nacional, Ética, Regulamentação e Fundos de Investimentos, por exemplo), uma exigência do Ministério da Previdência Social.

A sede do Itapeviprev fica na rua Eugênio Silva, 50 – Vila Nova Itapevi. Mais informações pelo telefone 4144-6752.

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