Itapevi terá 3 representantes na VIII Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

VIII_ConfernciaO município de Osasco sediou nesta quinta-feira (27) a VIII Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente da Região Oeste da Grande São Paulo. O evento realizado no anfiteatro do Centro de Formação (Av. Mal. Rondon, 263, Centro) reuniu representantes de órgãos governamentais e não governamentais dos municípios de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Itapevi, Jandira, Osasco, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

A Conferência foi realizada por uma comissão formada por membros dos municípios participantes em consonância com o CONDECA (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente). Antes do início dos trabalhos, os presentes assistiram a uma apresentação do cantor Silas Rodrigues.

Participaram da mesa de abertura a secretária de Promoção Social de Osasco, Gilma Rossafá; o chefe de gabinete Luciano Jurcovichi, que no ato representou o prefeito Emídio de Souza; os vereadores osasquenses João Góis e Ana Paula Rossi; o deputado estadual Marcos Martins; o ouvidor da prefeitura de Osasco, José Pedro; o presidente do CMDCA de Osasco, Antonio Dantas e o delegado do CONDECA, Wagner Carneiro de Santana.

Após leitura e aprovação do regimento da conferência, os presentes assistiram uma palestra com o Dr. Marcos Vinícius de Oliveira, advogado, consultor, MBA em gestão de terceiro setor, que fez um rápido release dos sucessos obtidos com as conferências ao longo dos anos, esclarecendo os temas da atual conferência e conclamando a todos para o efetivo engajamento com as causas relacionadas as crianças e adolescentes.

Aproximadamente 200 pessoas discutiram até as 16 horas as propostas elencadas de cada município, embasando-se nos eixos temáticos das Conferências Municipais:

1- Promoção e universalização de direitos em um contexto de desigualdades; 2- Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; 3- Fortalecimento do sistema de garantia de direitos; 4- Participação de crianças e adolescentes em espaços de construção da cidadania; 5- Gestão da Política.

De acordo com o presidente do CMDCA de Itapevi e membro da comissão organizadora, Marcel Kraide, foram muitas propostas analisadas; a maioria delas comuns a todos os municípios participantes. Kraide explicou que as discussões entre os adultos foram feitas em cinco grupos de trabalho e entre os adolescentes em grupo único que também discutiu os mesmos temas. Ao final da Conferência, os participantes elegeram 27 delegados adultos, 5 adolescentes e 2 observadores que irão representar a região na edição estadual da Conferência, prevista para os dias 05, 06 e 07 de outubro na cidade de Araraquara, SP.

Os eleitos de Itapevi foram: Eusmize da Costa dos Reis e Marcel Kraide como delegados adultos e o adolescente Vitor Marcelo dos Passos como delegado adolescente (foto).

“As propostas escolhidas como prioritárias pelas conferências farão parte do Plano Decenal, que será lançado em 2010, por ocasião dos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente”, explicou Kraide. O Plano Decenal irá nortear pelos próximos 10 anos a política nacional de atendimento à criança e ao adolescente, sem a intervenção de mudanças de gestões governamentais.

Representando o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONDECA), o Sr. Wagner Carneiro de Santana parabenizou a organização do evento e o empenho do CMDCA. “Elegemos hoje as propostas prioritárias para levar a conferência estadual. Este encontro foi muito importante e pertinente para discutirmos e formularmos propostas para ajudar nossas crianças e adolescentes. Ações que são realidade hoje nasceram de conferências como esta” destacou Wagner.

Ao final da aclamação dos delegados eleitos, todos tiveram a oportunidade de assistir uma apresentação teatral realizada por adolescentes internos da Fundação Casa (Unidade Raposo Tavares).

 

Relacionados