Itapevi tem confirmada uma morte de grávida por gripe suína

gripe_suinaA Secretaria Municipal de Saúde de Itapevi confirmou nesta sexta-feira (31) que uma paciente de 19 anos em trabalho de parto morreu no Hospital Geral de Itapevi (HGI) com o vírus H1N1 no último dia 16.

 Confira o comunicado a Imprensa.

Informamos que a Prefeitura, através da Secretaria de Higiene e Saúde, tem adotado os critérios e fluxos de atendimento, assim como orientação e tratamento para a Gripe H1N1, conforme fluxos e orientação do Ministério da Saúde, que, inclusive, são orientações que na medida que a pandemia evolui, toma forma e conteúdos diferentes.

 Até o momento, Itapevi apresentou um caso de óbito pela gripe A. Trata-se de uma jovem de 19 anos que deu entrada no Hospital Geral de Itapevi (HGI) em trabalho de parto no dia 16 de julho. Após internação, a jovem revelou aos médicos que estava com falta de ar, foi feito diagnóstico de Broncopneumonia, tratado e realizado os exames, que foram encaminhados ao Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo.

 Apesar do trabalho dos médicos e enfermeiros, no dia 28, ainda internada no HGI, ela veio a óbito. O resultado dos exames comprovando que a jovem estava infectada pelo vírus Influenza A chegaram ontem (30). Além da gravidez, considerada um fator de risco pelo Ministério da Saúde, a jovem também estava com diabetes gestacional. 

 Dos casos notificados, além do já citado acima, apenas um foi confirmado pelo CVE, de uma pessoa que trabalha no Hospital Emílio Ribas, morador do nosso município, que recebeu a medicação dentro do período que prega o protocolo e está bem. Para os demais casos que se referem ao município, não existe confirmação diagnóstica, sorológica e diz o protocolo que apenas serão submetidos a exames laboratoriais pacientes com quadros graves.

 Todos os casos suspeitos têm recebido da Prefeitura Municipal toda orientação e acompanhamento. A Secretaria está preparada e seguindo as orientações do Ministério da Saúde quanto aos procedimentos. Em caso de suspeita, o caso é notificado para a Vigilância Epidemiológica do Estado.

 Vale salientar também que a Secretaria de Higiene e Saúde está passando todos os informes para o seu corpo clínico, mantendo-os atualizados para o atendimento aos munícipes.

 Além disso, a prefeita Dra. Ruth Banholzer tem promovido reuniões com pais e professores da rede municipal de ensino para prestar informações sobre a Gripe A. O mesmo também será feito na próxima semana com representantes de entidades filantrópicas de Itapevi.

Relacionados