Itapevi recebe visita de escritora Kiara Terra como parte do projeto Viagem Literária

A Prefeitura recebe, no dia 28 de setembro (sexta-feira), a escritora e contadora de histórias Kiara Terra. A vinda dela é parte da 4ª edição do projeto Viagem Literária em Itapevi. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, com o apoio da administração municipal. O evento é gratuito e aberto ao público e acontece em duas sessões na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luís Manfrinato, 194 – Centro), às 9h e às 14h.

A artista apresenta “A Tecelã e os barcos”. O enredo conta a história de Ana, neta de uma costureira e de um mestre fazedor de barcos. A personagem passa longas tardes aprendendo o oficio dos avós, o que para ela não é tão divertido. Um dia, em meio a uma terrível guerra, sozinha Ana usa as estratégias de tecer e construir barcos para salvar o reino e virar uma grande heroína.

“Abrir as portas das bibliotecas públicas para oferecer uma programação cultural gratuita e de alta qualidade é um dos principais objetivos do programa e Itapevi também embarca nesta viagem. É um momento mágico de aproximação entre a biblioteca e a comunidade”, explica o assessor de Cultura de Itapevi, Henrique Leão.

Sobre a escritora

Kiara Terra é nascida em São Paulo. Formou-se em teatro no Célia Helena Teatro-Escola e Comunicação das Artes do Corpo na PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica). A escritora escreveu os livros “A Menina dos Pais Crianças” (Editora Ática) e Hocus Pocus: um pai de presente (Cia das Letras). Além de escritora, Kiara é contadora de histórias. Em 1998 criou o método de narração chamado “A História Aberta”, que são narrativas colaborativas que estimulam a participação do público.

Escuta e técnicas de improvisação são os principais recursos desse modo de narrar. Ele tem se tornado um instrumento pedagógico abrangente tanto na formação de professores como para espaços de mediação de obras de arte, museus e exposições. Kiara viaja o Brasil formando educadores.

Projeto Viagem Literária

Percorre todos os anos dezenas de cidades paulistas levando autores e contadores de histórias para palestras, oficinas e bate-papos que são realizados nas bibliotecas locais.

Desde 2008, quando foi lançado, o Viagem Literária chegou a 190 municípios levando escritores, contadores, fábulas, histórias e lendas do folclore brasileiro e da literatura universal para mais de 300 mil cidadãos que vivem no estado paulista.

Outras visitas culturais do projeto em Itapevi

A Prefeitura realizou, em junho de 2017, a primeira edição do projeto Viagem Literária ao trazer para a cidade o ator global João Acaiabe. O artista ficou conhecido como o Tio Barnabé da série infantil Sitio do Pica Pau Amarelo, levada ao ar pela TV Globo nos anos 2000 e interpretou o cozinheiro Chico no remake de Chiquititas entre 2013 e 2015. João Acaiabe apresentou o tema Cantos e Contos do Folclore Brasileiro. O ator, que também atua no cinema e teatro, recebeu o Kikito de melhor atuação no Festival de Cinema de Gramado, com o filme “O dia em que Dorival encarou o Guarda” (1986).

No mesmo mês do ano passado, Itapevi recebeu ainda a visita do escritor infanto-juvenil, Leo Cunha, que participou de uma roda de conversa na Biblioteca Municipal Monteiro Lobato.

Já em agosto de 2017, a Biblioteca Monteiro Lobato recebeu uma terceira visita, a do escritor Estevão de Azevedo. Ele estreou na literatura com o livro de contos lançado em 2005 “O Som de nada acontecendo”. Seu primeiro romance “Nunca o nome do menino” (Terceiro Nome, 2008, Record, 2016), foi finalista do prêmio São Paulo de Literatura em 2009. “Tempo de espalhar pedras” (Cosac Naify, 2014), também lançado na Itália, em 2016, foi eleito romance do ano pelo prêmio São Paulo de Literatura 2015.

Serviço

Kiara Terra – A tecelã e os barcos

Quando: 28/09

Horário: 9h e 14h

Onde: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato (Avenida Luís Manfrinato, 194, Centro)

Entrada Gratuita

Relacionados