Itapevi recebe oficina, exposição e peça teatral de artistas portugueses

A Prefeitura de Itapevi – por meio da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo – em parceria com a associação cultural portuguesa Etnia, está oferecendo diversas atividades para alunos e professores de teatro na cidade, oportunidade para a troca de experiências e culturas textuais em relação ao teatro.

Assim, a Escola Livre de Teatro está servindo de espaço para a realização da Oficina Espaço da Memória – Iniciação às Técnicas de Interpretação Teatral: A Tragédia e a Comédia. De 20 a 24 de julho, os participantes passam por aulas teóricas e práticas somando 10 horas de carga horária. A parte teórica aborda a história dos dois estilos teatrais e a parte prática desenvolve exercícios, jogos teatrais e leitura de textos sobre os diferentes estilos de interpretação.

Em paralelo, acontece no saguão do Centro de Formação de Professores Anísio Spínola Teixeira, até o dia 31, uma exposição sobre os países em que a língua portuguesa é falada entre os nativos, destacando a importância e influência da Lusofonia.

Peça teatral gratuita

Para finalizar a estadia dos artistas portugueses na cidade, acontecerá na sexta-feira (31), às 19h30, no Espaço Cultural 930, apresentações gratuitas do resultado final da oficina Espaço da Memória e da peça “O Incorruptível”.

O espetáculo – com texto de Hélder Costa e direção de Gil Filipe, ambos portugueses – é uma sátira sobre o mundo contemporâneo, representado por um político que quer ser corrupto, mas não consegue ser convidado para participar desse tipo de negociação fraudulenta.

Por conta disso, ele acaba se transformando – contra sua vontade e sofrendo o desprezo de familiares, amigos e correligionários – num incorruptível. Essa peça já foi encenada em Portugal, Moçambique, Cabo Verde e em diversos estados do Brasil como Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Ceará.

Relacionados